Inscrições do Sisu 2026
As inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o ano de 2026 estão abertas até o dia 23 de janeiro, oferecendo aos estudantes a oportunidade de concorrer a vagas em universidades públicas de todo o Brasil. Após a divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025, que ocorreu na última sexta-feira, dia 16, os candidatos podem iniciar o processo para assegurar sua matrícula em instituições de ensino superior.
Vagas Disponíveis
De acordo com informações do governo federal, por meio do Sisu, os candidatos poderão concorrer a um total de 274,8 mil vagas em 136 instituições públicas de educação superior. Este número representa a maior edição do Sisu até o momento, refletindo a variação das oportunidades de acesso ao ensino superior no país.
Passo a passo como se inscrever no Sisu 2026
A seguir, um guia detalhado sobre como realizar a inscrição no Sisu 2026:
- Acesse o Portal Único: Visite o site oficial do Sisu, que é sisu.mec.gov.br, e clique na opção “Fazer inscrição”.
- Faça o login no Gov.br: Utilize seu CPF e a senha da conta única do Governo Federal para entrar no sistema.
- Escolha os cursos desejados: Realize uma pesquisa por instituição, curso ou cidade e selecione até duas opções de graduação, organizadas por ordem de preferência.
- Defina a modalidade de concorrência: Informe se você optará pela disputa das vagas na Ampla Concorrência ou pelo sistema de Cotas, conforme estipulado pela Lei de Cotas.
- Acompanhe as notas de corte parciais: Durante o período de 19 a 23 de janeiro, realize a consulta diária das notas de corte parciais. Caso necessário, faça alterações em suas opções para aumentar as chances de aprovação.
Cronograma do Sisu 2026
Abaixo está o cronograma detalhado do Sisu 2026:
- Inscrições: 19 a 23 de janeiro
- Chamada regular: 29 de janeiro
- Matrícula junto à instituição: 2 de fevereiro
- Manifestação de interesse na lista de espera: 29 de janeiro a 2 de fevereiro
Qual nota do Enem posso usar no Sisu 2026?
Neste ano, o Sisu deixa de considerar apenas a edição mais recente do Enem, passando a utilizar as notas das três últimas edições do exame. Segundo informações fornecidas pelo Ministério da Educação (MEC), a classificação dos candidatos será realizada com base na maior média ponderada obtida, levando em consideração os pesos que são definidos para cada curso, desde que a prova não tenha sido realizada na condição de treineiro.
Isso significa que os candidatos têm a possibilidade de utilizar as notas obtidas nas edições de 2023, 2024 e 2025 do Enem como critério para sua classificação no processo seletivo.
Fonte: www.moneytimes.com.br

