Assinatura de Acordo
O Secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, anunciou na última sexta-feira um acordo para a construção de uma instalação da Força Aérea Emírita do Catar em uma Base da Força Aérea dos EUA localizada em Idaho. O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa no Pentágono, que contou com a presença do Ministro da Defesa do Catar, Sheikh Saoud bin Abdulrahman Al Thani.
Facilidade de Treinamento
Hegseth afirmou que a instalação na Base Aérea de Mountain Home permitirá que pilotos da força aérea do Catar treinem em parceria com militares estadunidenses. O secretário de Defesa destacou que essa nova estrutura abrigará um contingente de caças F-15 do Catar e seus pilotos, contribuindo para aprimorar o treinamento conjunto e aumentar a letalidade e a interoperabilidade entre as forças.
Atualmente, a Base Aérea de Mountain Home já conta com um grupo de caças F-15 da força aérea de Cingapura, que se encontram lá como parte de um programa de treinamento para pilotos desse país.
Resposta do Pentágono
Até o momento, o Pentágono não respondeu a um pedido de comentário sobre o anúncio feito por Hegseth. A assinatura deste acordo é mais um indicativo do aprofundamento nas relações entre a administração Trump e o Catar.
Contexto e Relações Bilaterais
No mês passado, após a decisão de Israel de realizar um ataque militar em Doha, capital do Catar, o presidente dos EUA assinou uma ordem executiva que visa “assegurar a segurança do estado do Catar”.
Aceitação de Doação
Ainda neste ano, a administração dos EUA aceitou um jato Boeing 747 como presente do governo catariano. Um porta-voz do Pentágono informou à CNBC que Hegseth aceitou o luxuoso avião “de acordo com todas as normas e regulamentações federais”.
A aceitação deste presente gerou críticas de alguns Democratas e de outras pessoas que afirmaram que o jato parecia um suborno ao presidente Donald Trump.
Expansão dos Negócios da Família Trump
Além disso, o negócio da família Trump tem expandido sua presença no Oriente Médio. Isso inclui um resort de golfe em Doha, em parceria com o braço imobiliário do fundo soberano do Catar, bem como um Trump International Hotel & Tower em Dubai, uma Trump Tower localizada em Jidá e um hotel que está em construção em Mascate.
Fonte: www.cnbc.com