A semana foi marcada pela divulgação de dados relevantes sobre a inflação no Brasil e nos Estados Unidos, informações que estão sendo analisadas com atenção pelo mercado, que ajusta suas expectativas em relação à política monetária de ambos os países. Na manhã desta segunda-feira, as bolsas passaram por um período de realização de lucros após a forte alta registrada na sexta-feira, quando o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, indicou a possibilidade de início de cortes nas taxas de juros.
No Brasil, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) será apresentado amanhã. Nos Estados Unidos, o índice de Preços para Gastos com Consumo Pessoal (PCE) será divulgado na quinta-feira (28). Também na mesma data serão apresentados os dados do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA referentes ao segundo trimestre.
Relembre o fechamento da semana passada
No dia 22 de setembro, a sexta-feira foi marcada por entusiasmo no principal índice de ações da bolsa brasileira, com os investidores demonstrando otimismo em relação à decisão do banco central dos EUA sobre a redução das taxas de juros. Como resultado, o Ibovespa B3 encerrou o dia com uma alta de 2,57%, alcançando 137.968,15 pontos. No acumulado da semana, o saldo foi de +1,19%. O dólar comercial apresentou uma queda de 0,95%, fechando a R$ 5,42.
Se você deseja simular investimentos no Tesouro Direto, acesse o simulador e confira os possíveis rendimentos da sua aplicação. Caso já seja investidor e queira analisar todos os seus investimentos de forma gratuita em um único lugar, acesse a Área do Investidor.