Reajuste das Cotas de Produção do Iraque
O Ministério do Petróleo do Iraque anunciou na última sexta-feira (27) que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) iniciou o processo de restauração gradual das cotas de produção do Iraque, que eram válidas antes do início da guerra. Essa ação, conforme declarado pelo ministério, visa fortalecer a capacidade produtiva do país e apoiar a recuperação do seu setor de petróleo.
Apoio do Governo Iraquiano
Em um comunicado à imprensa, divulgado por uma agência de notícias estatal, o Ministério do Petróleo ressaltou que Bagdá apoia a reavaliação das cotas de produção da Opep. A intenção é que essas cotas reflitam de maneira mais precisa as condições reais dos Estados-membros, levando em conta tanto as circunstâncias econômicas quanto a segurança no Iraque.
Investigações Sobre a Permanência na Opep
O primeiro-ministro do Iraque, Ali Faleh al-Zaidi, não abordou a possibilidade de o país deixar a Opep, conforme mencionado no comunicado oficial do ministério.
Na quinta-feira, fontes bem informadas relataram à Reuters que o Iraque, que ocupa a posição de segundo maior produtor da Opep, logo após a Arábia Saudita e é um dos membros fundadores da organização, havia considerado a saída do grupo caso a Opep não autorizasse um aumento significativo na produção de petróleo do país.
Implicações para a Opep
A possível saída do Iraque da Opep representaria um grande impacto para a organização. Recentemente, os Emirados Árabes Unidos se retiraram da Opep, o que levantou preocupações sobre a estabilidade do grupo.
Dependência Econômica do Petróleo
O Iraque depende substancialmente do petróleo, que constitui a maior parte da sua receita. Desde o início da guerra com o Irã, as exportações pelo Estreito de Ormuz foram severamente afetadas, resultando em uma queda drástica na receita do país.
Position do Ministério do Petróleo
No mesmo dia, o Ministério do Petróleo do Iraque afirmou que as informações que sugeriam que Bagdá estaria pensando em encerrar sua participação na Opep não correspondem à posição oficial do governo iraquiano. A cota de produção atribuída ao Iraque para o mês de julho é de 4,378 milhões de barris por dia, embora a produção atual esteja consideravelmente abaixo desse número. Essa redução é atribuída às interrupções nas operações no Estreito de Ormuz.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br