Jovem de 30 anos adquire rede de frozen yogurt 'desatualizada'—agora fatura R$ 21 milhões por ano

Jovem de 30 anos adquire rede de frozen yogurt ‘desatualizada’—agora fatura R$ 21 milhões por ano

by Patrícia Moreira
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Preferências de Neil Hershman

Neil Hershman, CEO de 30 anos e proprietário majoritário da rede de iogurte congelado 16 Handles, mantém hábitos simples ao visitar suas lojas de sobremesas self-service. Seu pedido habitual consiste em um swirl de sabor azedo simples, acompanhado de morangos, mirtilos, gotas de chocolate e crocante de avelã.

Ele esclarece que não consome iogurte congelado todos os dias, mas apenas algumas vezes na semana.

Resultados financeiros da 16 Handles

Em 2024, a 16 Handles, que tem sede em Nova York, alcançou vendas de $20.6 milhões em suas operações. Nos primeiros seis meses de 2025, as vendas atingiram $12.5 milhões, conforme documentos analisados pela CNBC Make It.

Apesar de um mercado de iogurte congelado em declínio desde 2016, conforme dados da empresa de pesquisa de serviços alimentícios Technomic, Hershman afirma que, desde que assumiu a companhia em 2022, houve um “aumento” na demanda dos clientes pela 16 Handles.

O tráfego nas lojas tem aumentado, os clientes estão gastando mais e as vendas em mesmas lojas cresceram mais de 10% ano após ano, desde sua chegada à liderança, de acordo com suas declarações. “Todo mundo pensou que o iogurte congelado estava desaparecendo… mas nós revigoramos a categoria”, afirma Hershman.

A fundação da 16 Handles

A 16 Handles foi fundada por Solomon Choi em 2008, no East Village de Manhattan. O nome da rede se refere aos 16 sabores diferentes de iogurte congelado, sorvete ou sorbet disponíveis em cada loja. Atualmente, a rede conta com 40 unidades, a maioria na Costa Leste.

Após concluir seus estudos universitários e se mudar para Nova York em 2017 para trabalhar em gestão de ativos, Hershman, que raramente consumia iogurte congelado na infância, tornou-se frequentador assíduo da unidade da 16 Handles em Murray Hill, próxima ao seu primeiro apartamento.

Dois anos depois de iniciar sua carreira no setor financeiro, ele percebeu que a profissão não era a mais adequada para ele. Assim, em 2019, aos 23 anos, decidiu deixar o emprego e adquiriu uma franquia da 16 Handles, utilizando “praticamente toda a poupança” que havia acumulado até então — totalizando $160,000 em economias e cerca de $400,000 provenientes de um empréstimo da Small Business Administration e um acordo de vendedor.

Hershman explica: “Eu estava em busca de algo que fosse um pouco mais prático, com uma abordagem mais pessoal”. Ele trabalhou no caixa durante turnos longos, de forma contínua, e assim, aprendeu a operar o negócio de dentro para fora.

Crescimento e inovação na liderança

Até 2022, Hershman, então com 27 anos, era proprietário de seis unidades e se tornara o maior franqueado da 16 Handles. No entanto, ele queria ir além e se reuniu com a liderança da empresa para discutir como poderia ajudar a expandir a marca, percebendo que a companhia havia se tornado “estagnada” em suas operações.

“Não havia energia, entusiasmo ou inovação”, relata. “Isso foi muito empolgante para mim, pois mostrou que com novas ideias e energia, havia espaço para promover mudanças e inovações.”

Esse mesmo ano, ele fez uma proposta para adquirir toda a empresa, utilizando as lojas que possuía como garantia para assegurar a compra por um preço não divulgado. Atualmente, Hershman afirma que é o proprietário majoritário da 16 Handles, e o comediante do YouTube, Danny Duncan, possui uma participação na companhia, juntamente com vários outros investidores minoritários.

Permanecendo relevante no mercado

Para atrair clientes, Hershman começou a lançar sabores limitados, como batata frita, cerveja amanteigada e matcha negro. Ele também indica que está investindo na reformulação da estratégia de marketing digital da empresa.

Até o momento, Hershman diz que suas iniciativas para revitalizar a marca têm sido eficazes. Desde que ele assumiu o controle, a rede adicionou cerca de 10 novas unidades. As operações corporativas da empresa são lucrativas, e ele afirmou estar colaborando com 18 franqueados que pretendem abrir novas lojas, com mais cinco a seis locais planejados para serem inaugurados neste ano.

Tendências de consumo e conscientização

A decisão de investir no setor de iogurte congelado pode estar bem posicionada em um momento oportuno. Em nível nacional, segundo David Portalatin, analista de serviços alimentares da empresa de pesquisa de mercado Circana, os consumidores parecem estar reabrindo a apreciação pelo iogurte congelado. Em julho de 2025, o consumo total de porções de iogurte congelado aumentou em 10% em relação ao ano anterior, o que é significativo em um mercado de serviços alimentares que se mantém relativamente estável ou levemente em declínio.

As pessoas podem estar retornando ao iogurte congelado não apenas por nostalgia, mas também como parte de uma tendência mais ampla de conscientização sobre saúde, com muitos consumidores considerando-o uma alternativa mais saudável em comparação a outros tipos de sobremesas congeladas, como o sorvete, de acordo com Portalatin.

A nutricionista registrada Leah Kaufman alerta que, embora não haja problema em desfrutar de uma sobremesa divertida após o jantar, os consumidores devem estar atentos ao teor de açúcar do iogurte congelado, que pode ser tão alto quanto os níveis encontrados em refrigerantes e sorvetes. “Se você está procurando pelos benefícios de saúde em uma sobremesa, eu provavelmente procuraria em outro lugar”, recomenda.

Posicionamento de mercado e futuro da marca

A 16 Handles oferece misturas congeladas produzidas exclusivamente com um laticínio na Califórnia, além de uma experiência de autoatendimento nas lojas. Hershman afirma que a 16 Handles é precificada como um produto de “alto padrão” em comparação com caminhões de sorvete, por exemplo. Em média, os clientes gastam entre $8 e $10 durante suas visitas a uma unidade da 16 Handles.

Ele não espera que os clientes frequentem suas lojas diariamente. Em vez disso, vê seu produto como um “luxo acessível” — uma indulgência a ser apreciada algumas vezes por semana.

Para Hershman, este é apenas o começo. Ele prevê que o número de lojas cresça para cerca de 100 nos próximos anos, com a ambição de que a marca se torne um nome conhecido em todos os lares.

“Minha carreira no setor financeiro realmente me ensinou a como modelar riscos, e agora, no setor de iogurte congelado, estou gerenciando o estoque de massa de biscoito”, explica Hershman. “Ambos são mercados muito voláteis, mas um deles é muito mais divertido”.

As informações apresentadas neste artigo têm caráter educativo e informativo. Não constituem recomendação de compra, venda ou manutenção de ativos financeiros. O mercado de capitais envolve riscos e cada investidor deve avaliar cuidadosamente seus objetivos, perfil e tolerância ao risco antes de tomar decisões. Sempre consulte profissionais qualificados antes de realizar qualquer investimento.

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