Expectativas do JPMorgan para o Mercado de Ações
O JPMorgan está iniciando o novo ano com otimismo em relação ao mercado de ações. O estrategista Dubravko Lakos-Bujas estabeleceu sua meta para o índice S&P 500 ao final de 2026 em 7.500 pontos, fundamentando essa previsão em um crescimento de lucros de dois dígitos e na expectativa de mais duas reduções da taxa de juros pelo Federal Reserve, seguidas de uma pausa prolongada.
Previsões de Crescimento
A previsão de Lakos-Bujas sugere um aumento de 10,9% em relação ao fechamento da terça-feira. Essa projeção posicionaria o S&P 500 em níveis recordes após um desempenho já forte em 2025. Até o momento, o índice aumentou 15% no acumulado do ano, impulsionado pela demanda dos investidores por ações relacionadas à inteligência artificial. Apesar das recentes quedas dessas ações, devido a preocupações com suas avaliações, a maioria ainda apresenta valorização significativa ao longo do ano.
Preocupações com Avaliações
"Apesar da bolha de IA e das preocupações com avaliações, percebemos que os múltiplos elevados atuais estão antecipando corretamente um crescimento de lucros acima da tendência, um boom nos investimentos em inteligência artificial, aumentos nas distribuições aos acionistas e uma política fiscal mais flexível", escreveu Lakos-Bujas. Além disso, o estrategista observa que os benefícios dos lucros associados à desregulamentação e aos avanços em produtividade relacionados à inteligência artificial ainda são subestimados.
Possibilidades de Ganhos Aumentados
Lakos-Bujas acrescentou que ganhos ainda maiores podem ser possíveis. "Se o Fed aliviar ainda mais a política monetária" além do esperado, o S&P 500 poderia ultrapassar os 8.000 pontos em 2026, indicando um potencial de 18% a partir do fechamento da terça-feira.
Expectativas de Cortes de Juros
As expectativas de cortes nas taxas de juros do Federal Reserve cresceram consideravelmente esta semana após a divulgação de dados econômicos dos EUA que foram considerados fracos. Segundo a ferramenta FedWatch do CME Group, os traders estão precificando uma chance maior que 80% de uma redução de 0,25% na taxa de juros em dezembro.
O que Comprar
O JPMorgan compilou uma lista de ações beneficiadas pela inteligência artificial e data centers que, segundo sua análise, podem superar o desempenho no ano de 2026. Entre as ações que fazem parte desse grupo estão Amazon, Nvidia e Alphabet.
Desempenho das Ações
As ações da Amazon, por exemplo, conseguiram uma alta de apenas 4,7% neste ano, ficando aquém do desempenho do S&P 500. Em contrapartida, a Nvidia teve uma valorização impressionante de mais de 32% em 2025, embora tenha enfrentado uma queda superior a 12% em novembro, devido ao aumento da concorrência no setor de inteligência artificial. Já a Alphabet, empresa-mãe do Google, viu suas ações dispararem mais de 70% em 2025, após quase dobrar de valor nos últimos seis meses.
Fonte: www.cnbc.com