Comercialização do Petróleo Venezuelano
Os Estados Unidos iniciaram a comercialização do petróleo proveniente da Venezuela, com um detalhe significativo: toda a receita obtida com as vendas será primeiramente depositada em contas sob controle dos EUA em bancos reconhecidos globalmente. Essa informação foi divulgada pelo Departamento de Energia em um comunicado na quarta-feira, dia 7.
Execução das Vendas
O Departamento de Energia informou que a estratégia envolve a contratação de importantes comerciantes de commodities, além de bancos reconhecidos no mercado financeiro, para facilitar e fornecer suporte financeiro a essas operações de venda de petróleo bruto e seus derivados.
Situação do Presidente Nicolás Maduro
Após um ataque a Caracas que resultou na captura do presidente venezuelano Nicolás Maduro no último sábado, as autoridades dos Estados Unidos continuam a bloquear embarcações próximo à costa da Venezuela, que é um dos integrantes da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).
Ação de Donald Trump
Na terça-feira, dia 6, o presidente Donald Trump anunciou que os Estados Unidos planejam refinar e vender até 50 milhões de barris de petróleo bruto que foram retidos na Venezuela, em decorrência do bloqueio imposto pelo governo americano.
Apreensão de Petroleiro
Na quarta-feira, houve a apreensão de um petroleiro vazio, registrado sob bandeira russa e relacionado à Venezuela, no Oceano Atlântico. Essa medida faz parte da estratégia de Trump, que visa controlar o fluxo de petróleo nas Américas e pressionar o governo socialista da Venezuela para que este se torne um potencial aliado dos Estados Unidos.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br


