Possível Adversário de Lula em 2026
A portas fechadas com os ministros de seu governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), deve ser seu principal adversário na disputa pelo Palácio do Planalto em 2026. A informação foi transmitida por três ministros que foram ouvidos sob reserva.
Mudança nos Prognósticos Políticos
A declaração do presidente indica uma mudança em suas previsões políticas. Anteriormente, Lula acreditava que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), atualmente inelegível, seria representado nas eleições por um membro de sua família. No entanto, há pressão de grupos do Centrão e setores do mercado financeiro por um candidato mais moderado e competitivo na direita.
Aliados de Tarcísio
O partido de Tarcísio, o Republicanos, controla o Ministério de Portos e Aeroportos. Durante a reunião, o presidente também destacou que, em algum momento, o Centrão terá de decidir se ficará ao seu lado ou ao de Tarcísio em 2026.
Além disso, três partidos com representação na Esplanada estão se aproximando de Tarcísio: PP (Esporte), União Brasil (Comunicações, Turismo e Integração Regional) e PSD (Minas e Energia, Agricultura e Pesca).
Slogan do Governo
A reunião ministerial desta terça-feira, que durou cerca de quatro horas, também foi marcada pela apresentação do novo slogan do governo, feita pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira. O Executivo abandonará o “União e Reconstrução”, utilizado desde o início do mandato, e adotará “Do lado do povo brasileiro”.