Convite para o Conselho de Paz
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu um convite do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para participar do que está sendo denominado “Conselho de Paz”. Este conselho tem como objetivo inicial buscar o fim do conflito na região de Gaza, segundo informações de três fontes do governo brasileiro, as quais foram divulgadas pela agência de notícias Reuters.
Recebimento do Convite
O convite foi entregue na sexta-feira, dia 16 de outubro, à embaixada do Brasil em Washington. A temática relacionada a essa proposta será discutida com Lula nesta segunda-feira, dia 19. Até o presente momento, o presidente Lula ainda não confirmou oficialmente a sua participação.
Participação de Outros Presidentes
Além de Lula, os presidentes da Argentina, Javier Milei, e do Paraguai, Santiago Peña, também foram convidados por Trump para integrar essa iniciativa. O presidente argentino, em uma postagem realizada na rede social X, manifestou sua gratidão por ter sido convocado a fazer parte do projeto, descrevendo o convite como “uma honra”, em uma declaração feita neste sábado, dia 17 de outubro.
Da mesma forma, Peña, o presidente paraguaio, expressou agradecimento pelo convite através da mesma plataforma, ressaltando a importância de trabalhar em conjunto com os Estados Unidos para promover uma paz duradoura. Em sua publicação, ele mencionou que “esta nova organização internacional visa atuar em regiões afetadas por conflitos, com foco na Faixa de Gaza”.
Objetivos do Conselho de Paz
De acordo com informações da agência de notícias Associated Press (AP), o conceito do Conselho de Paz foi inicialmente desenvolvido com um foco específico na pacificação de Gaza. Entretanto, essa proposta parece estar se expandindo para incluir um escopo mais abrangente, que visa lidar com outras crises internacionais, potencialmente desafiando a influência das Nações Unidas.
Membros do Conselho
Na última sexta-feira, a Casa Branca divulgou a lista dos membros deste conselho, que terá a responsabilidade de supervisionar uma governança temporária na região de Gaza. Os nomes anunciados incluem o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, o enviado especial do presidente Trump, Steve Witkoff, o ex-primeiro-ministro britânico, Tony Blair, e Jared Kushner, que é genro de Trump. Trump foi designado como presidente do conselho, conforme um plano apresentado pela Casa Branca no início deste mês.
Outros Convites
Além dos líderes mencionados, agências de notícias informaram que também foram convidados a integrar o conselho os líderes de países como França, Alemanha, Austrália, Canadá, Egito e Turquia, ampliando assim a base internacional da iniciativa.
Fonte: www.moneytimes.com.br