Discurso de Lula na Assembleia Geral da ONU
As expectativas em relação ao discurso que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará nesta terça-feira, 21, durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, foram um dos assuntos abordados no programa Mercado de VEJA+. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está agendado para fazer seu pronunciamento logo em seguida ao do brasileiro, o que aumenta as especulações sobre a possibilidade de um encontro não oficial entre os dois, em meio às tensões que existem entre as nações devido a sanções impostas pelos Estados Unidos ao Brasil.
Foco do Discurso de Lula
José Augusto Fontura, professor de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (USP), comentou sobre a intenção do discurso de Lula. Segundo ele, o presidente brasileiro deve direcionar seu discurso mais para a comunidade internacional do que para o público interno no Brasil. "O governo tem uma preocupação de se mostrar afinado com as tendências internacionais e a imagem que ele quer projetar é a de um estadista", afirmou Fontura.
Indicadores Econômicos do Brasil
O programa também abordou as estimativas para os indicadores econômicos do Brasil, conforme divulgadas no Boletim Focus. A projeção do mercado aponta que a taxa básica de juros seja encerrada ao final deste ano em 15%. Para 2026, a expectativa é que a Selic caia para 12,25%.
Perspectivas para a Selic
Eduardo Sgobbi, CEO do Edan Finance Group, participou do programa e destacou que “está na hora de começar a pensar também numa queda de juros no mercado brasileiro”. Sgobbi observou que a estimativa de manutenção da Selic em 15% ao longo deste ano não considera os efeitos da nova reforma tributária. Ele indicou que com a implementação tanto do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) quanto do Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) em 2026, já se pode observar um impacto antecipado no preço dos produtos, em função do planejamento das empresas.
Apresentação do Programa
A apresentação do programa Mercado foi realizada nesta segunda-feira, 22, pelo editor Diogo Schelp. O programa é transmitido ao vivo nas plataformas de VEJA+ de segunda a sexta-feira, com início às 10h.
Fonte: veja.abril.com.br