Mercedes-Benz Protege Margens na China
A montadora de automóveis de luxo alemã Mercedes-Benz está adotando uma estratégia voltada para o mercado premium em sua principal região de atuação, a China. Nesse contexto, a empresa enfrenta uma intensa competição caracterizada por uma guerra de preços que tem resultado em perda de participação de mercado. Esse fenômeno ocorre em um cenário onde consumidores locais estão cada vez mais optando por modelos fabricados por companhias nacionais que oferecem opções mais baratas.
Declínio nas Vendas
O CEO da Mercedes-Benz, Ola Kaellenius, comentou sobre a situação em uma entrevista à Reuters, realizada antes da abertura do salão do automóvel IAA em Munique. Ele destacou a importância do novo SUV elétrico GLC, apresentado pela empresa no dia 7 de outubro, como uma peça-chave na estratégia para recuperar a participação de mercado no maior mercado automotivo do mundo.
Kaellenius observou: “Isso vai acertar em cheio o que os clientes chineses da Mercedes estão procurando.” Ele também indicou que, embora a empresa tenha decidido manter preços um pouco mais altos, os clientes do GLC podem ter a segurança de que, sob o aspecto do preço, o novo modelo elétrico se alinhará com as expectativas dos consumidores já fidelizados.
Análise do Mercado
Assim como a Porsche, a Mercedes-Benz tem conseguido preservar suas margens de lucro, mesmo que isso tenha implicado em uma diminuição da participação de mercado na China. A montadora experimentou um declínio significativo de 19% nas vendas de veículos, com um total de 140.400 unidades comercializadas no segundo trimestre de 2025.
Em relação ao futuro, Kaellenius reafirmou que a empresa não alterará sua estratégia na China, mantendo um foco firme em seu posicionamento premium. A decisão de resistir à pressão de preços e continuar a valorização de seus veículos reflete a dedicação da marca a uma imagem de qualidade e exclusividade, mesmo diante de desafios competitivos.