Leilão do Túnel Santos-Guarujá
A empresa portuguesa Mota-Engil foi a vencedora da concessão para a construção do túnel Santos-Guarujá, resultado do leilão realizado na tarde desta sexta-feira, dia 5, na B3. A companhia, que foi representada pelo grupo Galápagos, apresentou um desconto de 0,5% sobre a contraprestação pública anual, que é de R$ 438 milhões.
Responsabilidades da Mota-Engil
A Mota-Engil ficará encarregada da construção, operação e manutenção da infraestrutura por um período de 30 anos. Em troca, a empresa irá receber as receitas de pedágio, além das contraprestações públicas, que serão pagas pelos governos Federal e Estadual.
Investimento para a Construção
O investimento total estimado para a construção do túnel alcança R$ 6,8 bilhões. Desse total, está previsto um aporte público de até R$ 5,14 bilhões, que será dividido entre o governo estadual e o governo federal, além de recursos submetidos à iniciativa privada. As obras têm início previsto para 2028.
Este projeto faz parte do novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e é considerado uma das principais obras de infraestrutura urbana desse plano.
Dimensões e Estrutura do Túnel
O túnel terá um comprimento total de 1,5 quilômetro, sendo que 870 metros dessa extensão estarão submersos. O desenho do empreendimento prevê três pistas em cada direção, com uma delas preparada para a circulação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Além disso, haverá uma ciclovia, um calçada para pedestres e uma galeria destinada aos serviços.
Licenciamento Ambiental
O projeto já possui licença ambiental prévia concedida pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), que foi emitida em agosto de 2025.
Mobilidade entre Guarujá e Santos
A execução do túnel Santos-Guarujá deve reduzir o tempo de travessia entre as duas cidades para aproximadamente dois minutos. Essa obra visa resolver dificuldades históricas relacionadas à mobilidade entre Guarujá, que está localizado em uma ilha, e Santos, que se encontra no continente.
Parceria com a China Communications Construction Company
A Mota-Engil detém uma participação acionária de 30% da China Communications Construction Company (CCCC). Recentemente, a Mota-Engil adquiriu a ECB (Empresa Construtora Brasileira) e firmou um contrato com a Petrobras para a execução de serviços de sistemas submarinos em plataformas offshore.