Mota-Engil Anuncia Construção do Primeiro Túnel Imerso da América Latina
Na terça-feira, dia 9 de setembro, o grupo português de engenharia Mota-Engil (EU:EGL) divulgou que irá investir cerca de R$2 bilhões na construção do primeiro túnel imerso da América Latina. Este túnel será responsável por conectar as cidades litorâneas de Santos e Guarujá, localizadas no estado de São Paulo. O anúncio ocorre após a empresa ter vencido um leilão para uma concessão de 30 anos referente ao projeto.
Detalhes do Investimento
Segundo comunicado oficial emitido pela empresa, o custo total estimado para a construção do túnel gira em torno de R$8 bilhões. Desse valor, até R$5,8 bilhões serão oriundos de recursos públicos, que serão igualmente distribuídos entre o governo federal e o governo do Estado de São Paulo. O restante do financiamento será arcado pela própria Mota-Engil.
A subsidiária Mota-Engil Latam Portugal foi a responsável pela vitória no leilão que aconteceu na sexta-feira, dia 5 de setembro. A empresa apresentou uma proposta que inclui um desconto de 0,5% sobre a contraprestação pública anual de R$438 milhões.
Próximos Passos
Apesar de ter vencido o leilão, a Mota-Engil ressaltou que esta é apenas a primeira etapa do processo, uma vez que a assinatura do contrato está programada para ocorrer até o final do ano corrente.
Sobre o Projeto do Túnel
O túnel que ligará Santos a Guarujá terá uma extensão total de 1,5 quilômetro, sendo 870 metros submersos. A construção deste projeto visa otimizar a mobilidade entre as duas cidades, que atualmente dependem de uma ligação rodoviária que se estende por 40 quilômetros ou do transporte realizado por balsa.
O projeto de infraestrutura previsto incluirá seis pistas destinadas a veículos, uma ciclovia, passagem para pedestres e um espaço reservado para a futura implementação de uma linha de veículo leve sobre trilhos (VLT).
Impacto no Mercado Financeiro
No mercado financeiro, a divulgação de um projeto dessa magnitude pode reforçar a percepção de solidez da Mota-Engil, dado que envolve uma colaboração significativa entre capital público e privado. Tal situação pode gerar expectativas positivas em relação ao desempenho futuro das ações da empresa, mesmo considerando que as questões relativas ao risco de execução e ao cronograma de obras devam ser acompanhadas com atenção.
Atualmente, o mercado está avaliando o impacto de projetos de infraestrutura como este em meio a um cenário de busca por investimentos de longo prazo no Brasil. O avanço do túnel entre Santos e Guarujá enfatiza a relevância das parcerias público-privadas como motor de desenvolvimento e poderá influenciar de maneira positiva o interesse de investidores no setor de construção e infraestrutura.