Anúncio de Antecipaçãode Salários para Devedores de Empréstimos Estudantis
Contexto da Anúncio
O governo dos Estados Unidos, sob a administração do ex-presidente Donald Trump, anunciou a criação de um novo modelo de navio de guerra intitulado “classe Trump”, durante uma coletiva de imprensa realizada em 22 de dezembro de 2025, na propriedade Mar-a-Lago, localizada em Palm Beach, Florida.
Ação do Departamento de Educação
Um porta-voz do Departamento de Educação dos EUA confirmou nesta terça-feira que a administração Trump começará a descontar os salários de mutuários de empréstimos estudantis que estão em situação de inadimplência a partir do início de janeiro.
Com essa ação, pela primeira vez desde o início da pandemia de Covid-19, uma parte dos salários destes mutuários estará em risco, já que, até então, as atividades de cobrança estavam suspensas.
Início da Cobrança e Expectativas
A partir da semana do dia 7 de janeiro, o Departamento de Educação prevê que aproximadamente 1.000 mutuários de empréstimos estudantis inadimplentes receberão notificações relacionadas à penhora administrativa de seus salários, conforme declarado pelo porta-voz. Após essa fase inicial, o número de mutuários notificados deverá aumentar gradualmente.
Poderes de Cobrança do Governo
O governo dos EUA possui poderes legais significativos para a cobrança de dívidas federais, podendo apreender reembolsos de impostos federais, salários e também benefícios de aposentadoria e invalidez da Previdência Social.
Dentro desse contexto, o Departamento de Educação pode reter até 15% da renda após impostos de um devedor de empréstimos estudantis para ser utilizado na quitação de suas dívidas.
Impactos no Mercado de Trabalho e na Economia
Atualmente, os mutuários de empréstimos estudantis se encontram sob uma pressão considerável, enfrentando as dificuldades impostas pela desaceleração do mercado de trabalho, mudanças frequentes no sistema de empréstimos e desafios recentes para o acesso a programas de alívio. Neste momento, mais de 5 milhões de mutuários estão em situação de inadimplência, e essa cifra pode aumentar, com a expectativa de que alcance aproximadamente 10 milhões de devedores em breve, como apontado pelo Departamento de Educação no início deste ano.
Panorama dos Empréstimos Estudantis nos EUA
Atualmente, mais de 42 milhões de americanos estão com empréstimos estudantis, e a dívida total ultrapassa a marca de 1,6 trilhões de dólares.
Este é um relato de uma notícia em desenvolvimento. Favor retornar para atualizações.
Fonte: www.cnbc.com