Desempenho do Bitcoin em Outubro
O Bitcoin pode alcançar novos patamares em outubro, caso siga o padrão histórico de preços para esse mês, segundo a Compass Point. Desde 2013, a criptomoeda mais antiga do mundo registrou ganhos em 10 dos últimos 12 meses de outubro, o que a torna o mês mais forte para o ativo em termos sazonais.
"Uptober"
A forte performance do ativo digital em outubro levou os investidores a renomear o mês como "Uptober". Ed Engel, analista da Compass Point, destacou em nota a clientes que "a força de outubro é normalmente respaldada pela fraqueza de setembro, onde o desempenho sazonalmente mais fraco de setembro historicamente melhora a configuração de outubro." Esses ventos sazonais positivos ocorrem em um momento em que as condições macroeconômicas se tornam mais críticas, aumentando os fatores que podem catalisar um novo rali do Bitcoin.
Situação Política e Econômica nos EUA
Na quarta-feira, o governo dos Estados Unidos entrou em shutdown após a dificuldade de legisladores em alcançarem um acordo sobre o financiamento federal. Esse cenário fez com que alguns traders procurassem o Bitcoin como uma proteção contra as crescentes incertezas políticas e econômicas. Na mesma quarta-feira, a criptomoeda subiu quase 3%, alcançando o valor de mais de 117 mil dólares, o que representa apenas alguns pontos porcentuais abaixo do seu preço recorde, registrado em agosto de 2025.
Crescimento Anual e Regulações
O token experimentou um crescimento superior a 90% ao longo do último ano, impulsionado principalmente pela redução de regulamentações federais sobre o ativo e seu setor, promovida pela administração do ex-presidente Donald Trump. Assim, se a história pode servir como referência, o Bitcoin está posicionado para alcançar níveis ainda mais altos neste mês.
Expectativas para Outubro
No entanto, o desafio para que o Bitcoin registre ganhos significativos mês a mês em outubro será maior, devido ao desempenho superior ao esperado que o ativo apresentou no mês anterior, conforme apontado pela Compass Point. Em setembro, o Bitcoin registrou um aumento de 5%, enquanto, historicamente, esse mês costuma terminar com o ativo em baixa após um verão morno.
Fonte: www.cnbc.com