Liquidação da Will S.A. Crédito Financiamento e Investimento
O Banco Central anunciou na quarta-feira, dia 21, que a liquidação da Will S.A. Crédito Financiamento e Investimento foi considerada inevitável.
Motivos da Liquidação
A decisão, conforme explica a autoridade monetária, foi fundamentada no comprometimento da situação econômico-financeira da instituição, que apresentava sinais de insolvência. Além disso, foi identificado um vínculo de interesse substancial exercido pelo Banco Master S.A., atualmente sob liquidação extrajudicial.
O Banco Central declarou: "O Banco Central continuará tomando todas as medidas cabíveis para apurar as responsabilidades nos termos de suas competências legais. O resultado das apurações poderá levar à aplicação de medidas sancionadoras de caráter administrativo."
Contexto da Instituição e da Liquidação
A Will S.A. Crédito Financiamento e Investimento, popularmente conhecida como Will Bank, era parte do conglomerado Master. O controle da Will Bank estava sob responsabilidade do Banco Master Múltiplo S/A, que atua sob Regime Especial de Administração Temporária desde novembro, em função do processo de liquidação extrajudicial do Banco Master.
O regime mencionado é uma alternativa que busca reorganizar a instituição, permitindo que haja uma solução de mercado, que pode incluir transformação, incorporação, fusão, cisão ou transferência do controle acionário.
Tentativas de Solução
Na ocasião em que foi decretada a liquidação extrajudicial do Banco Master, considerou-se apropriada a imposição do Regime Especial de Administração Temporária ao Master Múltiplo S/A, motivada pela possibilidade de uma solução que conservasse o funcionamento de sua controlada, a Will Financeira. Contudo, essa solução não se revelou viável, pois foram constatadas falhas por parte da Will Financeira em honrar seus compromissos de pagamentos dentro do arranjo de pagamentos da Mastercard em 19 de janeiro de 2026.
Suspensão e Bloqueio dos Cartões
Como consequência das irregularidades, a Mastercard decidiu suspender o uso dos cartões Will Bank em sua rede, devido a mudanças relacionadas ao cumprimento das obrigações da instituição financeira. Essa decisão também considerou requisitos regulatórios que a própria empresa deveria observar.
Em comunicado, o Banco Central ressaltou que, diante desse cenário, a liquidação extrajudicial da Will Financeira se tornou inevitável.
Estrutura de Controle da Instituição
O proprietário do Banco Master, Daniel Vorcaro, é um dos controladores da Will Financeira S.A. Crédito, Financiamento e Investimento. Outros controladores incluem Will Holding Financeira S.A., Master Holding Financeira S.A., 133 Investimentos e Participações Ltda., Armando Miguel Gallo Neto e Felipe Wallace Simonsen.
Posicionamento da Defesa
Em nota, a defesa de Vorcaro afirmou que o Will Bank possuía uma gestão independente e que seu cliente está colaborando plenamente com as investigações em andamento.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br


