Produção de Petróleo na Plataforma P-78
A Petrobras iniciou a produção de petróleo do navio-plataforma P-78 no último dia 31 de dezembro de 2025. A informação foi divulgada em um documento enviado ao mercado nesta sexta-feira, 2 de janeiro de 2026.
Localização e Capacidade da Plataforma
A plataforma P-78 está situada no campo de Búzios, localizado no pré-sal da Bacia de Santos. De acordo com a estatal, este novo navio-plataforma possui uma capacidade de produção de 180 mil barris de petróleo por dia, além de ser capaz de comprimir 7,2 milhões de metros cúbicos de gás diariamente.
Integração ao Projeto Búzios
A P-78 faz parte do Projeto Búzios 6, que é a sétima unidade em operação no campo, o que a torna a maior reserva do país. Com a entrada dessa nova unidade, a capacidade total de produção do campo será ampliada para cerca de 1,15 milhão de barris por dia.
Objetivos de Produção para 2026
Magda Chambriard, presidente da Petrobras, expressou em uma nota enviada à imprensa: “Com o primeiro óleo da P-78, iniciamos o ano já avançando na principal meta que temos para 2026: o aumento da produção de petróleo e gás da Petrobras. Projetamos produzir 2,5 milhões de barris de petróleo por dia ao longo deste ano, e grande parte desse volume virá de Búzios.”
Exportação de Gás
O projeto, além de aumentar a produção interna, também permitirá a exportação de gás para o continente, por meio da interligação com o gasoduto Rota 3. Essa conexão tem o potencial de expandir a oferta de gás no Brasil em até 3 milhões de metros cúbicos por dia.
Dimensões da Plataforma
A P-78, que chegou ao Brasil em outubro, possui 345 metros de comprimento e 180 metros de altura, considerando a altura até o topo do flare. O navio-plataforma foi transportado de Singapura, trazendo a bordo as equipes responsáveis pelo comissionamento e operação.
Fonte: veja.abril.com.br

