Preços do Petróleo Aumentam
Os preços do petróleo apresentaram alta nesta sexta-feira, impulsionados por investidores que estavam cobrindo posições vendidas antes do fim de semana prolongado em decorrência do feriado de Martin Luther King, celebrado nos Estados Unidos. Além disso, há preocupações persistentes com relação à possibilidade de um ataque militar dos EUA contra o Irã.
Fechamento dos Preços
O petróleo Brent encerrou o dia cotado a US$ 64,13 por barril, registrando uma alta de 0,58%. Por sua vez, o petróleo norte-americano West Texas Intermediate finalizou a jornada a US$ 59,44 por barril, com um aumento de 0,42%. Segundo John Kilduff, sócio da Again Capital LLC, a maior parte dos ganhos observados na sexta-feira pode ser atribuída à compra antecipada de suprimentos em virtude do feriado prolongado.
Situação no Golfo Pérsico
Em meio a essas movimentações, a presença militar dos EUA tem ganhado destaque. O porta-aviões U.S.S. Abraham Lincoln está previsto para chegar ao Golfo Pérsico na próxima semana, após realizar operações no Mar do Sul da China. Flynn ressaltou que, com a movimentação do porta-aviões, não parece provável que uma ação militar seja efetivada em breve.
Oferta da Venezuela
Por outro lado, as projeções de aumento na oferta de petróleo da Venezuela contrapõem os temores de instabilidade. Phil Flynn, analista sênior do Price Futures Group, destacou que o fornecimento venezuelano não se transformou na onda de maré esperada. Ele comentou: “As compras de hoje parecem ser de pessoas que não querem ser pegas em falta durante o fim de semana prolongado”.
Alta e Queda dos Índices
Ambos os índices de referência de petróleo atingiram máximas de vários meses ao longo da semana, especialmente após os protestos no Irã e os sinais do presidente dos EUA, Donald Trump, sobre a possibilidade de ataques militares. Contudo, os preços perderam mais de 4% na quinta-feira, após Trump mencionar que a repressão em Teerã contra os manifestantes estava diminuindo. Essa declaração aliviou as preocupações sobre uma possível ação militar que poderia interromper o fornecimento de petróleo.
Fonte: www.moneytimes.com.br


