Indicadores de Atividade Econômica na China
Recuo do PMI de Serviços
O PMI (Índice de Gerentes de Compras) de serviços da China apresentou uma queda, passando de 52,1 em novembro para 52,0 em dezembro. Este valor representa o menor nível em seis meses, de acordo com pesquisa realizada pela S&P Global, em colaboração com a RatingDog.
Desempenho do PMI Composto
Por outro lado, o PMI composto, que inclui tanto a indústria quanto os serviços, registrou um ligeiro aumento durante o mesmo período, subindo de 51,2 para 51,3. Este dado sugere uma leve recuperação na atividade econômica.
Interpretação dos Números
Embora tenha ocorrido uma queda no PMI de serviços, leituras acima de 50 ainda refletem uma expansão na atividade da China, que é a segunda maior economia do mundo.
Crescimento da Atividade Empresarial e Encomendas
Segundo a S&P, tanto a atividade de negócios quanto as novas encomendas apresentaram crescimento, embora o ritmo desse crescimento tenha sido o mais fraco desde junho. As empresas, por sua vez, continuaram a reduzir o número de postos de trabalho pelo quinto mês consecutivo e relataram um aumento no volume de pedidos em atraso.
Tendências nos Custos e Preços
No que diz respeito aos preços, os custos de insumos continuaram a subir, embora os valores cobrados pelos serviços tenham diminuído pela segunda vez em três meses. Essa situação é atribuída à intensa competição no mercado, que tem impactado as margens de lucro.
Otimismo Empresarial
Apesar dos desafios enfrentados, o otimismo entre os empresários em relação aos próximos 12 meses alcançou seu nível mais elevado desde março. Esse otimismo é impulsionado por expectativas de condições de mercado mais favoráveis e planos de expansão para o ano de 2026.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br


