Proibição de carros a combustão na Europa é um grande erro; petroleiras não enfrentam metas.

Proibição de carros a combustão na Europa é um grande erro; petroleiras não enfrentam metas.

by Beatriz Fontes
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CEO da BMW Critica Meta da UE para Fim dos Carros a Combustão

O CEO da BMW, Oliver Zipse, expressou sua oposição ao plano da União Europeia que visa a eliminação gradual dos motores a combustão até o ano de 2035, qualificado por ele como um “grande erro”. Zipse defende uma abordagem que considere as emissões ao longo de toda a cadeia de suprimentos de um veículo, compreendendo tanto a produção das baterias quanto a origem dos combustíveis utilizados.

Críticas ao Planejamento da Transição

Em uma entrevista concedida ao Politico, divulgada nesta sexta-feira (5), Zipse argumentou que a definição de uma data fixa para a transição pode levar à negligência das emissões em toda a cadeia de valor. Ele destacou a importância de considerar não apenas os veículos em si, mas também os fatores que impactam a produção e a distribuição de suas componentes.

Na entrevista, o CEO solicitou aos reguladores da União Europeia que permitam o uso de combustíveis ambientalmente sustentáveis mesmo após 2035. Zipse enfatizou que é imprescindível que os produtores de combustíveis sejam também responsabilizados por suas emissões.

“Não fazemos nenhum favor a nós mesmos ao estabelecer datas futuras arbitrárias para que todas as indústrias se adaptem”, afirmou Zipse, enfatizando a necessidade de uma análise mais abrangente sobre as emissões.

Questões de Responsabilidade em Relação aos Combustíveis

O executivo mencionou que a atual realidade das regulamentações revela uma incongruência, pois os produtores de combustíveis, como as empresas Shell e BP, não estão enfrentando metas de emissões equivalentes. Essa disparidade levanta um questionamento sobre a eficácia das políticas ambientais que estão sendo implementadas.

Desafios e Metas da BMW

Apesar dos inúmeros desafios que a indústria automotiva está enfrentando, incluindo tarifas elevadas, demanda fraca e acirrada concorrência por parte da indústria chinesa, Zipse demonstrou confiança nas metas da BMW. Ele revelou que a montadora segue na trajetória para vender mais de 2,5 milhões de veículos até 2025.

“Estamos à frente dos números do ano passado até agosto”, comentou Zipse, mencionando que a companhia está experimentando um crescimento notável, especialmente no mercado europeu.

Lançamento no Salão do Automóvel IAA

Zipse fez essas declarações antes do importante Salão do Automóvel IAA, realizado em Munique, que se posiciona como o maior evento do setor na Europa. Durante o evento, a BMW planeja lançar o primeiro modelo de uma nova geração de veículos elétricos, um movimento que poderá impactar significativamente sua estratégia de mercado.

As informações apresentadas neste artigo têm caráter educativo e informativo. Não constituem recomendação de compra, venda ou manutenção de ativos financeiros. O mercado de capitais envolve riscos e cada investidor deve avaliar cuidadosamente seus objetivos, perfil e tolerância ao risco antes de tomar decisões. Sempre consulte profissionais qualificados antes de realizar qualquer investimento.

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