Análise de Variações nos Preços das Ações
Reguladores dos Estados Unidos estão atualmente investigando variações significativas nos preços das ações de várias empresas que, antes de divulgarem planos para levantar capital destinado à compra de criptomoedas, apresentaram movimentos expressivos em seus valores de mercado. A intenção é buscar indícios de possíveis práticas de uso de informação privilegiada (insider trading) e possíveis violações das normas de divulgação. As informações foram reportadas pelo Wall Street Journal na quinta-feira, dia 25.
Contato com Empresas
A Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) e a Autoridade Reguladora da Indústria Financeira (FINRA) iniciaram contato com algumas das mais de 200 empresas que anunciaram estratégias de tesouraria envolvendo criptoativos ao longo deste ano, conforme informações obtidas pelo jornal, que se baseou em fontes familiarizadas com o tema.
Possíveis Violações e Respostas
De acordo com o WSJ, autoridades da SEC alertaram as empresas sobre as possíveis infrações que podem ocorrer ao compartilhar informações relevantes e não públicas de forma seletiva. A SEC não se prontificou a comentar a situação, e a FINRA não respondeu de imediato a um pedido de declaração. A agência de notícias Reuters também não conseguiu confirmar as informações de forma independente.
Compra de Criptomoedas por Empresas
Diversas empresas de capital aberto têm adotado a estratégia de aquisição de criptomoedas, tentando replicar o sucesso da Strategy, anteriormente conhecida como MicroStrategy. Esta última é uma empresa de software que começou a acumular bitcoins em 2020, o que impulsionou o interesse de outras empresas em seguir uma abordagem semelhante.
Fonte: www.moneytimes.com.br

