Relatório de Resultados do Segundo Trimestre de 2025 da Alibaba (BABA)

Relatório de Resultados do Segundo Trimestre de 2025 da Alibaba (BABA)

by Patrícia Moreira
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Resultados da Alibaba no Quarto Trimestre

A Alibaba divulgou um desempenho melhor do que o esperado no resultado do segundo trimestre, impulsionado pelo aumento das vendas em sua unidade de computação em nuvem e pela recuperação contínua de seu negócio de e-commerce. No entanto, as receitas da gigante chinesa ficaram abaixo das previsões dos analistas.

As ações da Alibaba subiram mais de 1% no comércio pré-mercado nos Estados Unidos, após uma queda inicial.

Comparativo de Resultados

Confira os resultados da Alibaba no primeiro trimestre fiscal encerrado em junho, em comparação com as estimativas da LSEG:

  • Receita: 247,65 bilhões de yuan chineses (US$ 34,6 bilhões), frente a 252,9 bilhões de yuan esperados.
  • Lucro Líquido: 43,11 bilhões de yuan, comparado aos 28,5 bilhões de yuan esperados.

A receita cresceu 2% em relação ao ano anterior, enquanto o lucro líquido da empresa aumentou 78%. A Alibaba atribuiu o aumento no lucro a ganhos em alguns de seus investimentos em ações e à venda da empresa turca de e-commerce Trendyol. Esse crescimento foi contrabalançado por uma diminuição na receita operacional.

Crescimento da Nuvem

A Alibaba informou que a receita de sua divisão de nuvem totalizou 33,4 bilhões de yuan, representando um aumento de 26% em relação ao ano anterior, superando a taxa de crescimento de 18% observada no trimestre anterior. A unidade de nuvem da Alibaba é vista como crucial para a monetização da inteligência artificial, semelhante ao que fazem Microsoft e Google.

“Impulsionado pela forte demanda por IA, o Cloud Intelligence Group experimentou um crescimento acelerado na receita, e a receita relacionada a produtos de IA agora representa uma parte significativa da receita de clientes externos”, afirmou o CEO da Alibaba, Eddie Wu, em um comunicado.

Os investidores estão atentos aos investimentos da Alibaba em inteligência artificial, área na qual a empresa se tornou um importante jogador global. A companhia lançou diversas modelos de IA de forma agressiva e está comercializando serviços por meio de sua divisão de computação em nuvem.

Enquanto a Alibaba se concentrou em IA de código aberto — permitindo que seus modelos sejam utilizados gratuitamente e ampliados por desenvolvedores —, também vende serviços de IA através de sua unidade de nuvem.

A Alibaba informou que a receita proveniente de produtos relacionados à IA “manteve crescimento de três dígitos ano a ano pelo oitavo trimestre consecutivo.”

Os ganhos ajustados antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITA), uma medida de rentabilidade, aumentaram 26% ano a ano na unidade de nuvem.

As ações da Alibaba, listadas em Nova York, subiram mais de 40% este ano, à medida que o crescimento da receita em seu negócio principal de e-commerce na China melhorou e sua divisão de computação em nuvem acelerou.

A empresa enfrenta incertezas na economia chinesa, que perdeu impulso em julho. No início deste ano, Pequim lançou iniciativas para estimular o consumo.

As informações apresentadas neste artigo têm caráter educativo e informativo. Não constituem recomendação de compra, venda ou manutenção de ativos financeiros. O mercado de capitais envolve riscos e cada investidor deve avaliar cuidadosamente seus objetivos, perfil e tolerância ao risco antes de tomar decisões. Sempre consulte profissionais qualificados antes de realizar qualquer investimento.

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