Queda e Recuperação do Rendimento dos Títulos do Tesouro dos EUA
O rendimento dos títulos do Tesouro dos Estados Unidos a 10 anos caiu para 4% na quinta-feira, mas se recuperou à medida que os investidores analisavam os dados mais recentes sobre inflação e o aumento nos pedidos de auxílio-desemprego, fatores que complicam a perspectiva de taxas de juros.
Variações nos Rendimentos
O rendimento do título do Tesouro com vencimento em 10 anos ficou, na última atualização, abaixo de 1 ponto base, marcando 4,021%, após ter registrado a mínima de 4% anteriormente na sessão. O rendimento do título a 30 anos caiu 1 ponto base, alcançando 4,667%, enquanto o rendimento do título a 2 anos teve uma redução de 2 pontos base, atingindo 3,513%. É importante destacar que um ponto base é equivalente a 0,01%, e os rendimentos e os preços dos títulos se movem em direções opostas.
Análise dos Dados Econômicos
Os investidores analisaram uma série de sinais econômicos mistos na manhã de quinta-feira, incluindo aumento nos preços ao consumidor e elevação nos pedidos de auxílio-desemprego, que podem confundir a trajetória de política monetária dos responsáveis pela Reserva Federal (Fed) quando se reunirem nos dias 16 e 17 de setembro.
Índice de Preços ao Consumidor
O índice de preços ao consumidor (IPC) de agosto apresentou um aumento ajustado sazonalmente de 0,4% em relação ao mês anterior, o que representa o dobro em comparação com o mês anterior, com a taxa de inflação anual fixada em 2,9%. Economistas consultados pela Dow Jones esperavam por leituras de 0,3% e 2,9%, respectivamente.
Aumento nos Pedidos de Auxílio-Desemprego
Os pedidos semanais de auxílio-desemprego também registraram um aumento, atingindo 263,000, ajustados sazonalmente, superando a estimativa de 235,000 e apresentando um aumento de 27,000 em relação ao período anterior, de acordo com o Departamento do Trabalho.
Comentários de Especialistas
Ian Lyngen, chefe da estratégia de taxas dos Estados Unidos na equipe de Estratégia de Renda Fixa da BMO Capital Markets, comentou sobre a situação: "De maneira geral, este conjunto de dados reafirmou o impacto inflacionário limitado da guerra comercial (até agora) e a crescente preocupação de que o mercado de trabalho está se enfraquecendo rapidamente." Ele acrescentou: "Isso abre caminho para uma redução de 25 pontos base na próxima semana e deixa 50 pontos base em consideração, embora continuemos na expectativa de 25 pontos base."
Expectativas de Mercado
Os mercados estavam precificando, na última atualização, uma probabilidade de aproximadamente 94% de uma redução de um quarto de ponto, com uma chance de 6% de um movimento maior, de meio ponto, segundo a ferramenta FedWatch do CME Group.
Dados Econômicos Recentes
Os dados econômicos mais recentes seguem uma divulgação na quarta-feira, que mostrou um índice de preços ao produtor abaixo do esperado, o que também reforçou as expectativas de uma redução nas taxas em setembro.
— Reportagem de Jeff Cox e Yun Li da CNBC.