Mercado Financeiro em Alta
Aumento dos Rendimentos do Tesouro dos EUA
Os rendimentos dos títulos do Tesouro dos Estados Unidos registraram um aumento significativo nesta terça-feira, à medida que os investidores ponderavam sobre novas ameaças tarifárias provenientes de Washington, o que reacendeu temores de uma guerra comercial com a Europa.
Os rendimentos dos títulos do Tesouro de 10 anos, que servem como referência, estavam em torno de 6 pontos base mais altos, atingindo 4,287%. Já os rendimentos de títulos com vencimento mais longo, 20 e 30 anos, também apresentaram um aumento, adicionando 9 pontos base e sendo negociados a aproximadamente 4,885% e 4,93%, respectivamente.
É importante lembrar que um ponto base equivale a 0,01%, significando que rendimentos e preços se movem em direções opostas.
Ameaças Tarifárias do Presidente Trump
No último sábado, o presidente Donald Trump anunciou que oito aliados europeus enfrentariam um aumento progressivo nas tarifas, começando em 10% a partir de 1º de fevereiro e subindo para 25% em 1º de junho, caso não seja alcançado um acordo que permita a Washington "comprar" a Groenlândia, um território semi-autônomo da Dinamarca. As tarifas potenciais poderiam atingir países como Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Reino Unido, Países Baixos e Finlândia, conforme declarado por Trump.
Na terça-feira, Trump também ameaçou impor tarifas de 200% sobre vinhos e champanhes franceses após relatos de que o presidente francês, Emmanuel Macron, estaria relutante em se juntar ao seu "Conselho de Paz" sobre Gaza.
Reações da Europa às Ameaças Tarifárias
Líderes europeus classificaram as novas ameaças tarifárias de Trump como "inaceitáveis" e estariam considerando possíveis contramedidas. A França, em particular, estaria pressionando a União Europeia a utilizar seu instrumento econômico mais forte de resposta, conhecido como "Instrumento Anti-Coerção".
Conflito com o Reino Unido e a questão das Ilhas Chagos
Trump também atacou outro aliado da OTAN, fazendo críticas à decisão de Londres de transferir a soberania das Ilhas Chagos para Maurício. Essa região inclui Diego Garcia, que abriga uma base militar conjunta dos Estados Unidos e do Reino Unido. Vale ressaltar que a administração Trump havia anteriormente apoiado o acordo do Reino Unido com Maurício.
Fechamento do Mercado de Títulos
Na segunda-feira, o mercado de títulos esteve fechado em razão do feriado em homenagem a Martin Luther King Jr.
— CNBC’s Holly Ellyatt contribuiu para este artigo.
Fonte: www.cnbc.com


