Acordo da Latam Airlines com a Embraer
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, comemorou em um evento na capital paulista, realizado na segunda-feira, dia 22, a recente decisão da Latam Airlines de firmar um acordo com a Embraer para a aquisição de até 74 aeronaves do modelo E195-E2.
Expansão da Aviação na América do Sul
O ministro destacou que essa aquisição representa uma oportunidade para a criação de novos destinos e a ampliação das rotas na América do Sul. Ele ressaltou a importância deste movimento para fortalecer a aviação brasileira: “Nos Estados Unidos, de 100% da aviação, 50% é operada com aviões da Boeing; na França, 48% com Airbus; e no Brasil, apenas 12% com a Embraer. Então criamos o Fnac. A Latam anunciou a compra de até 74 novos aviões e vai fortalecer a aviação brasileira, criando novos destinos, ampliando nossa rota com a América do Sul”, disse.
Mecanismos de Apoio
Silvio Costa Filho também explicou que um dos mecanismos que possibilitaram esta encomenda foi o fortalecimento do Fundo Nacional de Aviação Civil do Brasil (Fnac), que é destinado a financiar operações no setor aéreo. Ele acredita que esse suporte pode estimular outras grandes companhias aéreas do Brasil, como Gol e Azul, a também amplificarem suas operações em um futuro próximo. “Isso deve acontecer também com a Gol e a Azul, que possivelmente agora em outubro sair do chapter 11, da recuperação judicial”, afirmou.
Contexto do Pedido
A encomenda feita pela Latam é considerada uma das raras negociações estabelecidas pela fabricante brasileira nos últimos anos, envolvendo uma companhia aérea do Brasil. Isso ocorre em um contexto desafiador, marcado por uma crise crônica de atrasos nas entregas de aeronaves pelas fabricantes tradicionais, como Boeing e Airbus.
Detalhes da Aquisição
O pedido formalizado pela Latam Airlines inclui a entrega de 24 aeronaves, que já possuem um compromisso firme, e 50 opções de compra futuras. As entregas das 24 aeronaves estão programadas para iniciar no segundo semestre de 2026, com foco inicial na Latam Airlines Brasil e, posteriormente, a possibilidade de incluir outras afiliadas do grupo.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br