Obras da Linha 19-Celeste
Em seu último discurso de fim de ano, realizado no dia 8 de dezembro, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, fez uma promessa relevante para a infraestrutura do estado: anunciou o início imediato das obras da linha 19-celeste. Essa nova linha do metrô terá como objetivo conectar o centro de São Paulo à cidade de Guarulhos. O projeto contempla um investimento de 20 bilhões de reais e incluirá a construção de 15 estações, além de diversos túneis.
Andamento da Licitação
Passado um mês desde o anúncio, o Metrô de São Paulo ainda não autorizou o início das obras. A razão para essa situação se deve ao processo licitatório, que foi alvo de questionamentos por parte do consórcio que ficou em segundo lugar na disputa, formado pelas empresas Agis, Ohla e Cetenco, no Lote 1. O consórcio alegou que houve um erro no cálculo do Imposto Sobre Serviços (ISS).
Decisão da Comissão de Concorrência
Após avaliação, a queixa apresentada pelo consórcio foi considerada não procedente pela comissão responsável pelo acompanhamento da concorrência no órgão público. Outros questionamentos levantados durante o processo também não avançaram, o que pode indicar que a aprovação final para o início das obras poderá ser anunciada em breve, caso não surjam novos entraves.
Fonte: veja.abril.com.br

