Venda Secundária de Ações da SpaceX
A SpaceX, empresa de Elon Musk, está iniciando uma venda secundária de ações que poderia valorizar a companhia em até 800 bilhões de dólares, conforme informou o The Wall Street Journal na última sexta-feira.
Possível Oferta Pública Inicial
A SpaceX também está informando a alguns investidores que está considerando a possibilidade de abrir capital, possivelmente ao final do próximo ano, de acordo com o relatório.
Comparação com a OpenAI
Com esse preço elevado, a empresa de Musk no setor aeroespacial e de defesa teria uma avaliação superior à da OpenAI, criadora do ChatGPT, que finalizou uma venda de ações com uma avaliação de 500 bilhões de dólares em outubro.
Investimentos em Tecnologia Espacial
A SpaceX tem investido considereiramente em foguetes reutilizáveis, instalações de lançamento e satélites, enquanto compete por contratos governamentais com novos entrantes no setor espacial, incluindo a Blue Origin de Jeff Bezos. A SpaceX está à frente nesse cenário e opera a maior rede de satélites em órbita baixa da Terra por meio do Starlink, que fornece serviços de internet via satélite sob a mesma marca.
IPO da SpaceX e o Starlink
Uma oferta pública inicial da SpaceX incluiria seu negócio Starlink, que a empresa já considerou desmembrar anteriormente.
Discussão sobre a Abertura de Capital
Musk falou recentemente sobre a possibilidade de a SpaceX tornar-se uma empresa de capital aberto durante a reunião anual de acionistas da Tesla no mês passado. Musk, que é CEO de ambas as empresas, afirmou que não é fã de administrar negócios de capital aberto, em parte porque eles atraem "processos judiciais infundados" e podem "tornar difícil operar de forma eficaz".
Declaração de Musk
No entanto, durante a reunião, Musk expressou o desejo de "tentar encontrar uma forma para que os acionistas da Tesla possam participar do SpaceX", acrescentando que, "talvez em algum momento, a SpaceX deva se tornar uma empresa pública, apesar de todas as desvantagens".
Fonte: www.cnbc.com


