A Swift e a Incorporação do Blockchain
A rede global de pagamentos transfronteiriços, conhecida como Swift, anunciou a intenção de integrar um sistema compartilhado baseado em blockchain (ou ledger, em termos técnicos) em sua infraestrutura existente.
Objetivo da Iniciativa
Inicialmente, a proposta da Swift se concentra em promover casos de uso para pagamentos transfronteiriços realizados 24 horas por dia, 7 dias por semana, em tempo real. Atualmente, o sistema da Swift enfrenta críticas devido ao tempo que leva para completar uma transação, podendo chegar a até três dias úteis.
Desenvolvimento do Ledger
Em um comunicado, a empresa informou que irá desenvolver oficialmente o ledger compartilhado, utilizando um “protótipo conceitual” que foi criado em colaboração com a Consensys, uma empresa de tecnologia de software que, entre outras funções, contribui para o desenvolvimento de soluções para a plataforma Ethereum (ETH).
- CONFIRA: Quais as criptomoedas mais recomendadas agora? O Crypto Times elaborou um e-book gratuito com as indicações; veja como receber.
Vantagens do Novo Sistema
Espera-se que esse ledger facilite transações seguras e em tempo real de valores tokenizados, utilizando contratos inteligentes (smart contracts) para registrar, sequenciar e validar as operações financeiras. O principal objetivo é garantir a interoperabilidade com sistemas financeiros existentes e emergentes, enquanto se mantém a conformidade com os padrões da Swift.
Colaboração com Instituições Financeiras
A Swift anunciou que está colaborando com mais de 30 instituições financeiras para colher feedback sobre o ledger e apoiar a implementação futura do sistema. A lista de parceiros inclui grandes nomes do setor, como Banco Santander, Bank of America (BofA), BNP Paribas e HSBC.
A Swift e a Incorporação da Blockchain nos Negócios
Embora o comunicado da Swift não tenha fornecido detalhes adicionais sobre a colaboração com a Consensys, notícias recentes indicam que a empresa está testando ativamente a migração de seu sistema para o blockchain, utilizando uma solução de camada 2 do Ethereum desenvolvida pela Consensys, chamada Linea.
- CONFIRA: Quer entender as estratégias das maiores empresas e gestoras do mercado? O Money Minds, do Money Times, mostra os bastidores; acesse aqui.
Comentários do CEO da Swift
O CEO da Swift, Javier Pérez-Tasso, afirmou durante a conferência Sibos, realizada em Frankfurt, que “com este conceito inicial de ledger, estamos abrindo caminho para que as instituições financeiras melhorem a experiência de pagamentos, com a plataforma confiável e comprovada da Swift no centro da transformação digital da indústria”.
Futuras Soluções para Clientes
A Swift também mencionou que apresentará novas soluções para seus clientes, visando garantir a continuidade das transações em redes, tanto públicas quanto privadas. Atualmente, a Swift atende mais de 11.500 instituições financeiras e já havia explorado a tecnologia blockchain em iniciativas anteriores. No ano passado, a empresa informou que os bancos começariam a realizar testes reais de transações de ativos e moedas digitais em sua rede “em algum momento de 2025”.
Fonte: www.moneytimes.com.br