Rejeição de Proposta de Transferência de Produção de Chips
A principal representante comercial de Taiwan negou a sugestão de que a ilha transfira uma quantidade maior de sua produção de chips para os Estados Unidos, em meio às tensões tarifárias com Washington.
Declaração da Vice-Primeira-Ministra
A vice-primeira-ministra taiwanesa, Cheng Li-Chiun, emitiu um comunicado na quarta-feira (1º) afirmando que sua equipe de negociação "não se comprometeu nem se comprometerá" a dividir a produção de semicondutores em uma proporção igualitária (50-50) com os Estados Unidos.
Contexto da Proposta
A declaração de Cheng ocorreu após o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, ter mencionado em uma entrevista à NewsNation, divulgada no final de semana, que havia feito essa proposta. Lutnick expressou que seu objetivo, assim como o do governo americano, é aumentar significativamente a fabricação de chips no país, enfatizando a necessidade de os Estados Unidos produzirem seus próprios chips.
Implicações da Proposta
Cheng observou que a ideia de dividir a produção contrasta com a atual posição de colaboração e investimento na cadeia de suprimentos entre Taiwan e os EUA. O posicionamento foi feito após uma nova rodada de negociações comerciais que ocorreu em Washington.
Contexto Tarifário
Atualmente, Taiwan enfrenta uma tarifa de 20% sobre suas exportações para os EUA, além de outra taxa aplicada a todos os chips fabricados fora do país. Durante sua administração, o ex-presidente Donald Trump prometeu isenções dessa tarifa para empresas que se comprometessem a produzir chips nos Estados Unidos.
Compromissos da TSMC
A TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Co.), que é a maior fabricante de chips por contrato no mundo, já anunciou um compromisso de investimento de US$ 165 bilhões para a construção de fábricas de chips nos Estados Unidos. De acordo com autoridades taiwanesas, esse investimento a isentaria da tarifa que incide sobre os produtos.
Performance da Ação da TSMC
As ações da TSMC fecharam em alta de 1,53% na bolsa de Taiwan nesta quarta-feira, após ter registrado um aumento de até 3,4% durante o pregão do dia.
Fonte: Dow Jones Newswires
Fonte: www.cnnbrasil.com.br