Benefícios da Reforma Tributária para São Paulo
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que é membro do partido Republicanos, reafirmou que a reforma tributária trará significativos benefícios para o estado. Ele minimizou a possibilidade de impactos negativos decorrentes da redução da arrecadação pelo ICMS, imposto que representa a principal fonte de recursos dos Estados. Essa redução ocorrerá com a substituição do ICMS pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) com a implementação da nova reforma tributária.
Avisos de Fiscais sobre Impactos Fiscais
Recentemente, a Associação Nacional de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite) emitiu um alerta sobre as possíveis consequências que as mudanças implementadas pelo governo anterior, sob a liderança de Bolsonaro, no sistema de arrecadação do ICMS, poderiam ter. A entidade ressaltou a preocupação com a combinação dessas mudanças e a entrada em vigor da reforma, que poderiam impactar negativamente as contas dos Estados.
Análise de Tarcísio sobre a Guerra Fiscal
Na visão de Tarcísio de Freitas, o estado de São Paulo se beneficiará de forma significativa com a nova reforma, uma vez que a medida tem como objetivo acabar com a guerra fiscal, a qual, segundo ele, é uma das principais adversidades enfrentadas por São Paulo. O governador enfatizou que essa guerra fiscal prejudica o estado e que a reforma possibilitará uma estrutura tributária mais equitativa.
"A reforma acaba com a guerra fiscal que é muito prejudicial para São Paulo", declarou Tarcísio. Ele completou sua afirmação destacando que, com a alteração na tributação, a ordem será para o destino, o que deve trazer vantagens significativas ao estado, considerando que ele se posiciona como um dos principais exportadores e importadores do Brasil.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br