Tarifas já geraram um custo de bilhões de euros para o grupo Volkswagen, afirma o CEO.

Impacto das Tarifas sobre a Volkswagen

As tarifas impostas pelos Estados Unidos já custaram bilhões de euros à Volkswagen, a maior montadora da Europa, conforme declarado por seu CEO, Oliver Blume, nesta segunda-feira (8). Ele enfatizou a pressão que sua principal marca, a Porsche, está enfrentando devido a um “sanduíche” formado por tarifas elevadas e um mercado chinês em desaceleração.

Em uma entrevista à Reuters durante o Salão do Automóvel IAA, realizado em Munique, Blume comentou: “Até agora, são vários bilhões de euros no nosso balanço que essa situação nos custou este ano”. Esse cenário é preocupante, especialmente para as marcas Porsche e Audi, que não possuem produção nos Estados Unidos.

Assim como seus concorrentes, a empresa aguarda a redução das tarifas atuais de importação de automóveis nos EUA, que atualmente está em 27,5%. A expectativa é que essa taxa diminua para 15%, o que poderia aliviar a pressão sobre suas marcas.

Blume também abordou o futuro das tarifas, destacando que a Volkswagen está em diálogo com o governo norte-americano sobre a possibilidade de receber incentivos fiscais para os investimentos que planeja realizar em solo americano. Uma das propostas inclui a criação de uma fábrica local para a Audi, cuja decisão deve ser anunciada até o final do ano. Blume, que também ocupa o cargo de CEO da Porsche, sublinhou que a montadora de carros esportivos de luxo está em uma “posição de sanduíche mais do que qualquer outro fabricante automotivo”, dado que seus dois principais mercados, China e Estados Unidos, estão enfrentando dificuldades, com um apresentando queda e o outro sendo impactado pelas tarifas.

Novo SUV Elétrico Compacto

No domingo, a Volkswagen apresentou o conceito de um novo SUV elétrico de pequeno porte, como parte de sua estratégia para oferecer veículos elétricos acessíveis. Essa iniciativa ocorre em um momento em que a concorrência em termos de custos e inovação aumenta, juntamente com os desafios impostos pelas tarifas dos EUA e pela mudança na demanda do consumidor.

A previsão é que o novo SUV elétrico compacto, que realizará sua estreia mundial no verão do hemisfério norte de 2026, tenha um preço entre 28 mil e 30 mil euros, o que corresponde a cerca de R$ 177 mil e R$ 190 mil. Esse modelo teve como objetivo atrair um público menos abastado que está interessado na compra de veículos elétricos. Além disso, a empresa também está desenvolvendo o ID.Polo, um hatchback elétrico (EV), que terá um preço inicial de 25 mil euros, ou aproximadamente R$ 158 mil.

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