Queda nas Taxas de Juros
As taxas de juros de hipoteca caíram pela quarta semana consecutiva na última semana, levando tanto proprietários atuais quanto potenciais compradores de imóveis a contatar seus credores. O volume total de solicitações de hipoteca aumentou 7,1% em comparação com a semana anterior, conforme dados divulgados pelo índice sazonalmente ajustado da Associação de Banqueiros Hipotecários (MBA).
Taxas de Juros e Empréstimos
A taxa de juros média do contrato para hipotecas fixas de 30 anos com saldos de empréstimos conformes, que são de até $806.500, diminuiu para 6,30%, comparado a 6,37% da semana anterior. Os pontos também caíram de 0,59 para 0,58, levando em conta a taxa de origem para empréstimos que possuem 20% de entrada. Este é o nível mais baixo desde setembro de 2024.
Demanda por Refinanciamento
A demanda por refinanciamento, que é especialmente sensível a mudanças nas taxas de juros, aumentou 9% na semana e foi 111% superior em relação à mesma semana do ano passado. No ano passado, a essa altura, a taxa média para o empréstimo fixo de 30 anos era 43 pontos-base mais alta.

💰 Ganhe Taxa 0%
Abra sua Conta Internacional Nomad e aproveite taxa 0% na sua primeira conversão. Uma forma inteligente, rápida e segura de enviar, guardar e usar seu dinheiro em dólar.
🌎 Abrir minha conta Nomad“Essa recente queda nas taxas incentivou a segunda semana consecutiva de aumento na atividade de refinanciamento, impulsionada principalmente pelas aplicações para refinanciamento convencional," afirmou Joel Kan, vice-presidente e economista chefe adjunto da MBA, em um comunicado. "A participação de hipotecas de taxa ajustável (ARM) nas solicitações, que vinha apresentando uma tendência de alta, caiu para abaixo de 10% na semana passada, uma vez que as taxas mais baixas motivaram mais mutuários a optarem por empréstimos de taxa fixa."
Tamanho dos Empréstimos
Kan também observou que o tamanho médio do empréstimo de uma solicitação para refinanciamento permaneceu elevado em $393.900, uma vez que mutuários com tamanhos de empréstimos maiores podem perceber mais economia ao refinanciar.
Aplicações para Compra de Imóveis
As solicitações de hipoteca para a compra de uma casa aumentaram 5% na semana e estavam 20% mais altas em comparação com a mesma semana do ano passado. Os compradores de imóveis ainda enfrentam preços elevados e uma incerteza crescente na economia.
“Aplicações para compra aumentaram em comparação com uma semana encurtada por feriado em praticamente todos os tipos de empréstimos. No entanto, as solicitações do USDA caíram mais de 26%, impactadas pela atual paralisação do governo," acrescentou Kan.
Taxas de Juros no Início da Semana
As taxas de hipoteca caíram ainda mais para iniciar esta semana, de acordo com uma pesquisa separada da Mortgage News Daily. No entanto, os mercados, com muito poucos dados governamentais disponíveis devido à paralisação, estão focados ainda mais na anunciada declaração e na coletiva de imprensa do Federal Reserve sobre taxas de juros, previstas para quarta-feira.
“Nós já sabemos que o Fed irá cortar taxas, e essa redução não afetará as taxas de hipoteca no futuro,” escreveu Matthew Graham, COO da Mortgage News Daily. “Em vez disso, será o tom da coletiva de imprensa do Fed ou a natureza de quaisquer mudanças nas políticas de compra de títulos do Fed (algo que pode estar incluído na declaração).”
Fonte: www.cnbc.com
