Inspeção no Banco Central Relacionada ao Banco Master
O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Vital do Rêgo, anunciou nesta segunda-feira, 12 de janeiro, que recebeu do Banco Central uma avaliação destacando a “muita importância” de realizar uma inspeção na autoridade monetária em relação ao processo de liquidação do Banco Master. Essa sinalização ressalta a supervisão institucional destinada ao caso, assim como o monitoramento dos procedimentos adotados.
Cooperação entre TCU e Banco Central
Em entrevista a jornalistas após uma reunião com o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, e com a diretoria da autarquia, Vital do Rêgo esclareceu que o trabalho do TCU será realizado de maneira coordenada. Segundo ele, a inspeção contará com um diálogo direto entre os dois órgãos, buscando um alinhamento técnico e institucional durante a investigação.
Impacto no Mercado Financeiro
A potencial inspeção do TCU no Banco Central estará sob a vigilância atenta do mercado financeiro, uma vez que a situação envolve aspectos de governança e transparência, bem como a execução de processos de liquidação bancária. Movimentos dessa natureza geralmente afetam a percepção sobre o risco regulatório, gerando impactos sobre as ações de instituições financeiras cotadas na bolsa de valores. Além disso, podem ter efeitos indiretos sobre o mercado de câmbio e de títulos públicos, especialmente em períodos de maior sensibilidade institucional.
Siga-nos nas redes sociais
Fonte: br.-.com

