Resultados da Pesquisa sobre Tecnologia de Condução Autônoma da Tesla
A promoção intensa de Elon Musk em relação à tecnologia de condução autônoma da Tesla não está conseguindo cativar os potenciais compradores.
Uma pesquisa recente indicou que mais consumidores nos Estados Unidos afirmam que o sistema Full Self-Driving (FSD), ou condução autônoma supervisionada, da Tesla, faria com que se afastassem da marca, em vez de atraí-los.
O Electric Vehicle Intelligence Report de agosto, publicado pela empresa de consultoria política Slingshot Strategies, entrevistou 8.000 americanos. Apenas 14% dos entrevistados disseram que o FSD os tornaria mais propensos a comprar um Tesla, enquanto 35% afirmaram que a tecnologia faria com que se sentissem menos inclinados a adquirir um.
Os 51% restantes afirmaram que a disponibilidade do FSD não influenciaria suas decisões de compra de veículos. Quase metade dos consumidores ouvidos pela Slingshot acredita que a tecnologia FSD deveria ser ilegal.
Desempenho da Tesla e Concorrência
Para a Tesla, os resultados preocupantes chegam em meio a uma queda nas vendas, resultante de uma linha de produtos de veículos elétricos envelhecida e uma concorrência crescente. Também existe um dano à reputação em resposta ao comportamento de Musk, sua retórica política incendiária, seu trabalho com a administração Trump e o apoio ao partido AfD da Alemanha.
As vendas de carros da Tesla na Europa caíram 40% em julho em comparação ao ano anterior, marcando o sétimo mês consecutivo de queda.
No mercado de robotáxis, a Tesla está atrás da Waymo, propriedade da Alphabet, e do Apollo Go, da Baidu. A empresa está agora em estágios iniciais de teste de um serviço de transporte sob demanda em Austin, Texas, e na Área da Baía de São Francisco, com a expectativa de expandir para mais cidades ainda este ano. Os carros em Austin têm supervisores humanos a bordo, enquanto os de São Francisco contam com motoristas ao volante.
Futuro da Tesla
Musk, considerado a pessoa mais rica do mundo, afirmou que o futuro da Tesla depende de sua capacidade de oferecer veículos autônomos e serviços relacionados. Ele recentemente declarou que uma nova variante do Model Y, que foi lançada na China, não “iniciará a produção nos EUA até o final do próximo ano” e “pode nunca ocorrer, dada a chegada da condução autônoma na América.”
Promoções e Desafios de Adoção
Atualmente, a Tesla ainda conta com as vendas de veículos elétricos como a maior parte de sua receita, mesmo que Musk tenha destacado o FSD como uma das grandes vantagens da empresa em relação aos concorrentes.
No mês passado, executivos sugeriram que a Tesla enfrenta um problema de conscientização do mercado no que diz respeito à adoção do FSD.
“A grande maioria das pessoas não sabe que ele existe,” afirmou Musk durante a teleconferência sobre os resultados do segundo trimestre. “E ainda há metade dos proprietários da Tesla que, mesmo podendo usá-lo, nunca tentaram.”
Musk mencionou que começará a informar os clientes sobre o FSD quando eles levarem os carros para a manutenção e começará a contatar motoristas, enviando vídeos sobre como a tecnologia funciona.
O CFO da Tesla, Vaibhav Taneja, afirmou na teleconferência de julho que as pessoas que assinarem a opção premium do FSD recebem algo como um “motorista particular” por cerca de $3,33 ao dia.
A versão do FSD Supervisionado que a Tesla oferece atualmente está disponível para os proprietários por $99 por mês ou como uma compra antecipada. O sistema oferece aos usuários um conjunto limitado de capacidades de condução autônoma em ruas residenciais e urbanas.
Na quinta-feira, a Tesla enviou uma promoção oferecendo financiamento a 0% de APR para clientes que fizerem pedido de um novo Model 3 até 1º de setembro, desde que adicionem o FSD Supervisionado ao pedido ou o transfiram de um Tesla previamente possuído.
Responsabilidade dos Fabricantes de Veículos Autônomos
Musk afirmou em postagens na plataforma X que o FSD “pode operar em todas as condições,” que “salvará vidas” e será um “produto que mudará a vida” para muitas pessoas. Ele também compartilhou vídeos gerados por usuários mostrando proprietários da Tesla utilizando o FSD sem as mãos no volante.
No entanto, nos manuais do proprietário, a Tesla lista diversas condições nas quais o FSD Supervisionado pode não ser confiável e alerta os usuários para manter as mãos no volante o tempo todo, prontos para assumir o controle do volante ou dos freios.
Entre os entrevistados da pesquisa que estão ativamente buscando comprar um veículo totalmente elétrico, apenas 20% disseram que estariam mais propensos a comprar um Tesla por causa do FSD, enquanto 33% afirmaram que seriam menos inclinados. Evan Roth Smith, chefe de pesquisa da Slingshot, mencionou que a falta de clareza e honestidade na publicidade da empresa pode ser um fator determinante.
A maioria dos consumidores entrevistados pela firma deseja regulamentos claros e rigorosos nos Estados Unidos que governem veículos autônomos, sejam eles totalmente ou parcialmente automatizados.
“Há um suporte significativo para responsabilizar os fabricantes de veículos autônomos por acidentes e exigir diretrizes regulatórias e publicitárias mais rigorosas em relação a recursos como o FSD,” afirmou o relatório da Slingshot.
Smith ressaltou que os dados mostram que, além de seus problemas com o FSD, a Tesla possui “a pior reputação de qualquer fabricante de veículos elétricos nos EUA.”
“A queda na reputação da marca da empresa este ano é notável,” disse, acrescentando que os recentes processos judiciais e verdictos por responsabilidade de produtos podem estar influenciando essa situação.
No início de agosto, um júri considerou a Tesla parcialmente responsável por uma colisão fatal onde o motorista confiava em seus sistemas de piloto automático. A Tesla, que planeja apelar da decisão, deve pagar cerca de $243 milhões em danos às vítimas e a um sobrevivente.
Nos últimos dois meses, o número de consumidores que considera os carros da Tesla inseguros aumentou para 36%, em comparação a 34%, enquanto aqueles que os vêem como muito seguros caiu de 17% para 13%.
Honda, Toyota e Chevrolet foram as marcas consideradas as mais seguras pela maior parte dos entrevistados.
A Tesla não respondeu a um pedido de comentário. A Slingshot informou que enviou os resultados da pesquisa à empresa, mas também não obteve retorno.
A Tesla pode descobrir que proprietários em outros mercados aceitam sua marca e o FSD com maior entusiasmo. A empresa começou a oferecer o FSD Supervisionado na Austrália na semana passada.
Leia o relatório completo de inteligência sobre veículos elétricos da Slingshot para agosto de 2025 aqui.
ASSISTA: Dan Ives, da Wedbush, afirma que 80% do processo de Musk contra Apple e OpenAI é ‘ruído’