Tesla investirá US$ 2 bilhões na xAI, concorrente da OpenAI de Elon Musk.

Investimento da Tesla na xAI

A Tesla anunciou, na última quarta-feira, que concordou em investir cerca de 2 bilhões de dólares na xAI, uma empresa fundada por Elon Musk há quase três anos, com o intuito de se posicionar como um concorrente à OpenAI.

Detalhes do Investimento

A compra de ações está relacionada à rodada de financiamento de 20 bilhões de dólares da xAI, conforme anunciado no início deste mês. A startup de inteligência artificial é mais conhecida pelo desenvolvimento de Grok, um chatbot e gerador de imagens baseados em inteligência artificial.

De acordo com o relatório de resultados do quarto trimestre da Tesla, "o investimento foi realizado em condições de mercado, consistentes com aquelas previamente acordadas por outros investidores na rodada de financiamento".

Formação da xAI

Quando Elon Musk constituiu a xAI como uma corporação de benefício público em Nevada, em março de 2023, ele não divulgou imediatamente a existência da empresa aos acionistas da Tesla. A xAI foi apresentada ao público em julho daquele mesmo ano e, em 2024, a companhia abandonou sua condição de corporação de benefício público e os compromissos relacionados a essa categoria.

Investigações Regulatórias

Recentemente, a xAI tem estado no centro de investigações regulatórias em várias partes do mundo, relacionadas ao Grok. O lançamento recente do Grok, que foi integrado à plataforma X, possibilitou a criação e disseminação em larga escala de imagens explícitas geradas por deepfake, com base em fotos de pessoas reais, e sem o consentimento delas.

A Comissão Europeia iniciou uma investigação formal, assim como o Departamento de Justiça da Califórnia, além de agências na Austrália, Índia, Irlanda e França. Outros países, como Malásia e Indonésia, agiram rapidamente para suspender o Grok até que a empresa interrompa a produção em massa de conteúdos considerados ilegais em suas jurisdições.

Integração do Grok nos Veículos da Tesla

A Tesla inclui o Grok como uma funcionalidade em alguns sistemas de infotainment de seus veículos elétricos.

Acordo de Colaboração

Na apresentação aos acionistas, a Tesla informou que "entrou em um acordo de estrutura em conexão com o investimento", com o objetivo de começar "a avaliar potenciais colaborações em inteligência artificial entre as empresas".

A empresa destacou que o investimento "está sujeito a condições regulatórias habituais, com expectativa de fechamento no primeiro trimestre de 2026".

Fonte: www.cnbc.com

Related posts

Relatório de empregos de janeiro anima o mercado, mesmo que signifique menos cortes de taxas em 2026.

Tarifas de Trump no Canadá enfrentam votação na Câmara após rebelião dos republicanos

FAA suspende repentinamente a ordem que interditava voos no aeroporto de El Paso por 10 dias.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso de cookies conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento nas configurações do seu navegador. Leia Mais