Possível Venda do TikTok e Controle nos Estados Unidos
Diante da perspectiva de banimento do TikTok nos Estados Unidos, o governo chinês está considerando a venda da plataforma para Elon Musk como uma estratégia viável. O Wall Street Journal informou sobre a situação na terça-feira, 16 de julho, citando fontes próximas ao processo.
Controle da Plataforma
As operações do TikTok nos Estados Unidos serão geridas por um consórcio de investidores que inclui as empresas Oracle, Silver Lake e Andreessen Horowitz. De acordo com a reportagem, os atuais usuários do aplicativo serão orientados a migrar para um novo aplicativo que o TikTok está desenvolvendo e testando.
Uma nova empresa será estabelecida para a operação do TikTok, com investidores norte-americanos detendo aproximadamente 80% das ações, enquanto acionistas chineses manterão os 20% restantes. A governança da empresa também será dominada por membros norte-americanos, incluindo um diretor nomeado pelo governo dos Estados Unidos.
Aplicativo Independente
A Reuters já havia noticiado em julho que o TikTok estava se preparando para lançar um aplicativo independente destinado aos usuários dos EUA, o qual deverá operar com um algoritmo e um sistema de dados distintos daquele utilizado em sua versão global.
Gestão de Dados
A empresa Oracle será responsável pelo manejo dos dados dos usuários em suas instalações localizadas no Texas. O Wall Street Journal enfatizou que, apesar das negociações entre os EUA e a China, os termos do possível acordo ainda estão sendo discutidos e podem sofrer alterações.
Respostas e Decisões Governamentais
Até o momento, o TikTok, a Oracle, a Silver Lake, e a Andreessen Horowitz, também conhecida como a16z, não fizeram comentários oficiais em resposta a solicitações da Reuters.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou um decreto nesta terça-feira que adia a aplicação de uma lei de 2024 que demandaria a venda da propriedade chinesa do TikTok até 16 de dezembro. Além disso, o presidente anunciou um acordo entre os EUA e a China que permitiria a manutenção do TikTok operando no país.