Atenção de Wall Street à Independência do Federal Reserve
Wall Street voltará sua atenção para a independência do Federal Reserve ao final da reunião de política monetária na quarta-feira. O nomeado pelo presidente Donald Trump, Stephen Miran, deve apresentar sua primeira previsão no gráfico de pontos, conhecido como "dot plot". Esta reunião pode ser histórica em diversos aspectos. Além de ser a primeira reunião desde dezembro em que o Fed deve reduzir as taxas de juros, também pode demonstrar aos investidores a crescente influência da administração Trump sobre o banco central.
Expectativas sobre o Gráfico de Pontos
De acordo com Peter Corey, estrategista-chefe de mercado da Pave Finance, "podemos, de fato, quantificar o grau de independência do Fed". Miran é esperado para apresentar sua perspectiva no gráfico de pontos do Fed, que traça as expectativas dos formuladores de políticas do banco central sobre a taxa de juros ao longo dos próximos anos. Em junho, o gráfico indicou três cortes de um quarto de ponto até o final de 2026, sendo dois cortes esperados para este ano e um para o próximo.
Anonimato das Expectativas
Não há como saber exatamente qual ponto do gráfico corresponde a qual oficial do Fed, uma vez que eles permanecem anônimos. No entanto, os investidores devem ser capazes de fazer uma suposição fundamentada com base nos comentários públicos de cada um dos formuladores de políticas. Miran, escolhido por Trump para o Fed e cuja nomeação foi acelerada pelo Senado dos EUA na segunda-feira, é amplamente esperado para se distanciar do consenso, promovendo cortes de taxa mais significativos nos próximos meses.
Dissidências no Comitê
Outras dissidências devem vir do governador Christopher Waller, que é considerado um potencial sucessor do presidente do Fed, Jerome Powell, e de Michelle Bowman, outra governadora. Em julho, ambos os nomeados por Trump divergiram da decisão do banco central de manter as taxas estáveis; essa foi a primeira vez desde o final de 1993 que múltiplos governadores não votaram em uma decisão sobre taxas.
Corey comentou: "Temos Miran, tecido junto com Bowman e Waller, e então temos todos os outros". Ele acrescentou que, se essas duas primeiras camadas de decisores começarem a se mover em conjunto nesta reunião, "não veremos um grande movimento ainda do restante do grupo, mas ao longo do tempo, estarei atento à migração do gráfico de pontos do Fed, em termos da previsão para a taxa de fundos, na direção" dos níveis desejados pela administração Trump. "Poderemos ver exatamente quão independente o Fed realmente será em termos de suas decisões", finalizou Corey.
Possíveis Consequências do Gráfico Mais Dovish
Com certeza, as ações podem apresentar uma alta na quarta-feira, pois um gráfico de pontos mais dovish poderia impulsionar os investidores a buscar as grandes empresas e outras partes do mercado sensíveis às taxas de juros. Contudo, se os três formuladores de políticas começarem a agir como um bloco, Corey, da Pave Finance, expressou sua preocupação de que a erosão percebida da independência do Fed poderia ter implicações de longo prazo para os ativos dos EUA.
Impacto no Mercado Financeiro
O mercado de títulos do Tesouro dos EUA, por exemplo, pode apresentar uma queda na demanda por parte de investidores estrangeiros, o que por sua vez poderia levar a uma desvalorização do dólar americano. Além disso, a expectativa de aumento da inflação poderia fazer com que o preço do ouro subisse. Isso, por sua vez, poderia impactar negativamente o mercado de ações dos EUA, mesmo que os efeitos não sejam imediatamente sentidos.
— Este informe conta com a colaboração de Jeff Cox da CNBC.