Problemas no Transporte de Cargas no Rio Paraguai
O transporte de cargas no Rio Paraguai pode ser interrompido nos próximos 15 dias devido à falta de água. O impacto financeiro já começa a ser notado antes da interrupção total, evidenciado pela redução no volume transportado pelas barcaças. Essa declaração foi feita pelo CEO da Hidrovias do Brasil, Décio Amaral, durante um evento realizado nesta quarta-feira, 22, chamado “Infraestrutura em movimento: desafios para transformar o Brasil”, promovido pelo MoveInfra.
Baixa do Nível de Água
Décio Amaral alertou que existe um risco iminente de interrupção das operações no Paraguai dentro de 15 dias, uma vez que em apenas 10 dias houve uma redução de 70% no nível da água do rio. Essa significativa diminuição já afeta a capacidade de carga das embarcações e o transporte fluvial.
Impactos Antecipados
O executivo destacou que os prejuízos começam a ocorrer antes mesmo da interrupção total. Com a diminuição do calado, as barcaças estão sendo forçadas a operar com 75% ou até 50% de sua capacidade normal. Amaral afirmou que “o impacto começa muito antes da interrupção”, ressaltando a urgência da situação.
Dragagens e Licenciamento
Atualmente, as dragagens são realizadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). No entanto, com a concessão de hidrovias, a responsabilidade por esse processo passará a ser da concessionária. Amaral enfatizou que a lentidão nos processos do Dnit está tendo um impacto direto nas operações, uma vez que, quando as licenças para iniciar a dragagem são finalmente liberadas, o nível da água do rio frequentemente já subiu novamente, dificultando a atuação.
Propostas para Solução
O CEO da Hidrovias do Brasil afirmou que, dado que o nível do rio pode cair rapidamente, o setor privado manifestou interesse em auxiliar nas dragagens. Ele mencionou que já estão sendo discutidos convênios com o Dnit, permitindo que o setor privado assuma a responsabilidade pela dragagem em situações de emergência.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br
