Dezembro: Mês de Leituras Aceleradas
Dezembro, para algumas pessoas, pode ser comparado a uma sexta-feira ao meio-dia: quem já fez o que tinha que fazer, fez, e quem não fez, deixa para a próxima semana. Nesse contexto, destaco que esse é um dos meses do ano em que aumento consideravelmente minha leitura. Aproveito a desaceleração da quinzena final, quando consigo escapar da agitação envolvendo a compra de presentes, festas e confraternizações, para me dedicar a algumas leituras mais curtas.
Seleção de Livros para o Final do Ano
Preparei minha lista de leituras para este ano e gostaria de compartilhá-la. Escolhi três títulos distintos, mas que se complementam, proporcionando uma experiência literária abrangente. A seguir, apresento cada um deles e explico os motivos pelos quais os incluí na minha seleção para o fechamento de 2025.
“Coisa de Rico”, Michel Alcoforado
Sobre o que é: Este livro é o resultado de uma pesquisa do autor, que é um dos antropólogos mais renomados atualmente. A obra mergulha na vida, hábitos e gostos dos bilionários brasileiros, revelando um retrato intrigante do cotidiano das pessoas mais ricas do país.
Por que está na lista? A curiosidade natural sobre a vida dos ricos leva muitos a se interessarem por esse tema. O trabalho do autor tem atraído atenção significativa nos últimos anos, e a obra já figurou entre os mais vendidos tanto na revista Veja quanto na Amazon.
“Em agosto nos vemos”, Gabriel García Márquez
Sobre o que é: Esta publicação póstuma do autor vencedor do Nobel de Literatura narra a história de uma mulher que visita uma ilha no Caribe todos os anos em agosto. Durante essas visitas, ela encontra um homem que desperta seu interesse.
Por que está na lista? Além de se tratar de uma obra de um autor de prestígio, é um livro de curta extensão que leva o leitor a explorar um tema fora da habitual zona de conforto do autor; personagens femininas contemporâneas em sua obra são raras. A narrativa promete oferecer profundidade, além de um humor ácido. Pessoalmente, considero que trazer um pouco de ficção para o final do ano é sempre uma escolha refrescante.
“Sem medo de investir em ações”, Thiago Salomão e Renato Santiago
Sobre o que é: O livro apresenta os dez mandamentos para investir em ações na Bolsa de Valores, fornecendo orientações que buscam guiar o leitor rumo ao sucesso. Ele se destina a desmistificar a renda variável e a operação de empresas listadas na B3, abordando as inseguranças comuns de quem ainda não se sente à vontade para investir.
Por que está na lista? Apesar de já atuar nesse campo há um bom tempo, a leitura de obras que se conectam com aqueles que ainda estão afastados do mercado é inspiradora. Essa leitura pode nos auxiliar a reexaminar conceitos que acreditamos compreender completamente, mas que, na realidade, podem não estar tão claros assim.
Conclusão da Seleção de Leituras
Todos os livros aqui mencionados têm menos de 300 páginas, e, com base na minha experiência como leitor, acredito que poderão ser consumidos em poucos dias. Também vale mencionar que esta é uma lista eclética, abrangendo temas diversos e enriquecedores.
Desejo a todos boas leituras!
Fonte: www.moneytimes.com.br


