Declarações de Donald Trump em Davos
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que os Estados Unidos deveriam ter a menor taxa de juros do mundo. Sua declaração ocorreu durante um discurso no Fórum Econômico Mundial, realizado em Davos, na Suíça, na quarta-feira, dia 21.
Críticas ao Federal Reserve
Trump também reiterou suas críticas a Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, o banco central americano. Ele tem direcionado uma série de ataques e ameaças a Powell, pressionando para que haja cortes nas taxas de juros e manifestando o desejo de que ele seja demitido.
Anúncio de Novo Presidente do Fed
Em seu discurso em Davos, o presidente expressou que anunciará em breve o novo presidente do Fed. Segundo Trump, os candidatos que estão sendo considerados para comandar o banco central são excelentes, no entanto, ele lamentou que, ao assumirem o cargo, eles tendem a mudar suas posições e começarem a aumentar as taxas de juros.
Em suas palavras, “Nós temos um terrível presidente agora, o Jerome ‘atrasado’ Powell. Ele está sempre atrasado com a taxa de juros.”
Proposta de Limite nas Taxas de Juros
Recentemente, Trump também defendeu a imposição de um limite de 10% nas taxas de juros dos cartões de crédito durante um ano. Em uma publicação na plataforma Truth Social, ele alegou que o público americano está sendo "explorado".
No entanto, o presidente não detalhou como esse limite seria implementado, se ele estava pedindo a colaboração voluntária das empresas de cartões de crédito ou se planejava buscar mecanismos governamentais para obrigar o cumprimento de sua proposta.
Questões de Política Externa
A presença de Trump no resort suíço era amplamente antecipada em meio a uma crescente pressão relacionada à aquisição da Groenlândia, um território dinamarquês. É previsto que Trump intensifique a pressão para adquirir a ilha, apesar dos protestos provenientes da Europa, sinalizando um descontentamento nas relações transatlânticas, que se encontram em seu ponto mais tenso em décadas.
Pronunciamento no Conselho de Paz
Além disso, o presidente dos Estados Unidos está programado para fazer um pronunciamento na reunião do Conselho de Paz, agendada para às 6h30 (horário de Brasília) na quinta-feira, dia 22. A Casa Branca anunciou neste mês a formação de um grupo que supervisionará a reconstrução de Gaza, grupo este que será liderado por Trump.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br


