Possível Paralisação do Governo dos Estados Unidos
O presidente Donald Trump afirmou na terça-feira, dia 30, que os Estados Unidos podem estar se aproximando da 15ª paralisação do governo desde 1981. Ele enfatizou que o seu governo pode realizar mudanças irreversíveis durante um cenário de paralisação.
Declarações de Trump
“Provavelmente teremos uma paralisação”, declarou Trump a repórteres no local de trabalho presidencial. O presidente observou que os democratas estão assumindo um risco em suas negociações relacionadas à paralisação, afirmando que o governo pode reduzir os benefícios que atualmente paga.
Divergências nas Negociações
Parece improvável que haja um consenso entre os republicanos e os democratas para prorrogar o financiamento do governo norte-americano antes do prazo que se encerrará à meia-noite. O Senado, sob controle republicano, deverá votar um projeto de lei de gastos temporários que já não obteve sucesso em uma votação anterior, sem indícios de que uma nova votação terá um resultado diferente. Os democratas desejam modificar este projeto para prorrogar os benefícios de saúde que estão prestes a expirar para milhões de cidadãos norte-americanos. Por sua vez, os republicanos argumentam que essa questão deve ser tratada separadamente.
Impactos da Paralisação
Em meio a este impasse, as agências federais divulgaram planos detalhados para o fechamento de escritórios que se dedicam a pesquisas científicas, atendimento ao cliente e outras funções que não são consideradas “essenciais”. Se o Congresso não chegar a um acordo antes que o financiamento expire, milhares de trabalhadores serão forçados a retornar para casa. Além disso, as companhias aéreas alertaram que uma paralisação pode resultar em atrasos nos voos. O Departamento do Trabalho também avisou que deixará de publicar seu relatório mensal sobre o emprego, uma importante referência sobre a saúde econômica dos Estados Unidos.
Discórdia entre Trump e os Democratas
Os democratas tentaram colocar uma divisão entre o presidente Trump e seus aliados republicanos no Congresso, mencionando que Trump demonstrou interesse em estender uma isenção fiscal que diminui os custos de saúde para 24 milhões de norte-americanos durante uma reunião realizada na Casa Branca na segunda-feira.
Considerações Finais
As discussões sobre a paralisação do governo dos Estados Unidos refletem um ambiente político de intensas divergências, onde as negociações em torno do financiamento governamental estão cada vez mais complicadas. A possibilidade de um impasse resulta em incertezas tanto para os cidadãos quanto para diversas entidades que dependem das operações do governo federal.
Fonte: www.moneytimes.com.br


