Controles de Exportação da Boeing
Os Estados Unidos poderão implementar restrições de exportação para componentes de aeronaves fabricados pela Boeing em resposta às limitações de exportação da China sobre minerais de terras raras. A informação foi divulgada pelo presidente Donald Trump na última sexta-feira, dia 10.
Durante uma coletiva com jornalistas na Casa Branca, Trump destacou a importância das peças de aviões, afirmando: “Temos muitas coisas, incluindo uma grande coisa que é o avião. Eles (a China) têm muitos aviões Boeing e precisam de peças e muitas coisas desse tipo.”
Dados da Cirium, uma empresa especializada em análise de aviação, revelam que as companhias aéreas chinesas possuem pedidos pendentes de pelo menos 222 jatos da Boeing. Atualmente, a China opera um total de 1.855 aeronaves Boeing, sendo que a maioria delas é composta pelo popular modelo 737, um jato de corredor único.
Tensão Comercial entre China e Estados Unidos
Em meio a este cenário, o presidente Trump anunciou a implementação de uma nova tarifa de 100% sobre produtos chineses importados para os Estados Unidos. Esta taxa entrará em vigor no dia 1º de novembro e se somará às tarifas já instituídas anteriormente, no primeiro semestre deste ano.
No mesmo dia da declaração, Trump utilizou sua conta na rede social Truth para afirmar que “a China assumiu uma posição extraordinariamente agressiva em relação ao comércio, enviando uma carta extremamente hostil ao mundo.” Segundo o presidente, o país asiático deverá estabelecer controle de exportação abrangente “a praticamente todos os produtos que fabrica, inclusive alguns que nem sequer fabrica,” a partir de novembro.
Assim, a nova tarifa na importação de produtos chineses surge como uma resposta a essas políticas. Trump declarou: “Considerando que a China assumiu essa posição sem precedentes, e falando apenas em nome dos EUA, e não de outras nações que foram ameaçadas de forma semelhante, a partir de 1º de novembro de 2025 (ou antes, dependendo de quaisquer outras ações ou mudanças feitas pela China), os Estados Unidos da América imporão uma tarifa de 100% à China, além de qualquer tarifa que eles estejam pagando atualmente.”
Além da tarifa sobre produtos, Trump também anunciou que, a partir do mesmo dia, os Estados Unidos impõem controles de exportação a “todo e qualquer software crítico.”
Fonte: www.moneytimes.com.br