Progresso nas Negociações entre EUA e China
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que sua conversa com o líder chinês, Xi Jinping, foi "muito produtiva" e que houve avanços em direção a um acordo referente ao aplicativo de mídia social TikTok.
Detalhes da Comunicação
“Acabei de concluir uma ligação muito produtiva com o presidente Xi da China. Fizemos progressos em muitas questões importantes, incluindo comércio, fentanil, a necessidade de pôr fim à guerra entre a Rússia e a Ucrânia e a aprovação do acordo do TikTok”, declarou Trump em uma publicação em sua plataforma Truth Social.
Expectativas para o Futuro
Adicionalmente, Trump comentou: “A ligação foi muito boa, falaremos novamente por telefone, agradecemos a aprovação do TikTok e ambos estamos ansiosos para nos encontrar na APEC!”. Essa expectativa de futuras conversas e encontros destaca a importância do diálogo bilateral entre as duas potências.
Perguntas sobre o Acordo do TikTok
A CNN questionou a Casa Branca sobre se um acordo em relação ao TikTok já foi efetivado. Até o momento, o desfecho da negociação permanece indefinido e suscita curiosidade em diversos setores.
Contexto da Negociação
Espera-se que os líderes dos dois países cheguem a um entendimento que envolva a venda da maior parte dos ativos do TikTok nos Estados Unidos para investidores americanos. Essa transação é especialmente relevante após o Congresso dos EUA ter aprovado uma legislação no início deste ano, a qual proíbe o aplicativo, a não ser que a China transfira o controle de 80% dos ativos do TikTok.
Próximos Encontros
O presidente Trump declarou que planeja se reunir com Xi na próxima cúpula da APEC, que está marcada para o final de outubro. “Também concordei com o presidente Xi que nos encontraríamos na Cúpula da APEC na Coreia do Sul, que eu iria à China no início do ano que vem e que o presidente Xi também viria aos Estados Unidos em um momento apropriado”, acrescentou Trump. Esses encontros podem oferecer uma oportunidade valiosa para discutir não apenas o TikTok, mas também outras questões importantes nas relações entre os dois países.