Aumento de Tarifas Globais Anunciado por Trump
Anúncio pelo Presidente
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou neste sábado que irá aumentar as tarifas globais de 10% para 15%. Esta decisão foi anunciada um dia após a Suprema Corte ter derrubado seus "tarifas recíprocas".
Em um post em sua rede social Truth Social, Trump afirmou: "Eu, como Presidente dos Estados Unidos da América, estarei, efetivamente a partir de agora, aumentando a Tarifa Mundial de 10% sobre Países, muitos dos quais têm ‘explorado’ os Estados Unidos por décadas, sem retribuição (até eu chegar!) para o nível legal plenamente permitido e testado de 15%."
Decisão da Suprema Corte
O aumento das tarifas ocorre após a Suprema Corte, na sexta-feira, decidir, por 6 votos a 3, que Trump invocou incorretamente a Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional (IEEPA) para implementar seus impostos.
Na mesma data, Trump respondeu ao veredicto com a imposição de uma tarifa global de 10%, utilizando sua autoridade de acordo com a Seção 122 da Lei de Comércio de 1974. Esta legislação permite que o presidente implemente somente tarifas temporárias, sendo que qualquer extensão dessas imposições requer aprovação do Congresso.
Críticas ao Julgamento
O presidente não poupou críticas à decisão da Suprema Corte, qualificando-a em seu post nas redes sociais como "ridícula, mal escrita e extraordinariamente antiamericana." Ele também direcionou ataques aos juízes Neil Gorsuch e Amy Coney Barrett, que votaram a favor da maioria no julgamento.
Atualizações Necessárias
Esta é uma notícia em desenvolvimento. Por favor, atualize para mais informações.
Fonte: www.cnbc.com


