Atualizações na Situação em Minnesota
O presidente Donald Trump declarou na terça-feira que “vamos desescalar um pouco”, referindo-se à situação em Minnesota, após o controverso assassinato da enfermeira de UTI Alex Pretti por um agente federal no estado, ocorrido no fim de semana.
O comentário de Trump surgiu enquanto ele elogiava seu responsável pela imigração, Tom Homan, que foi enviado a Minnesota na segunda-feira após a indignação em relação à resposta inicial da administração Trump à morte de Pretti.
“Ele é excelente”, afirmou Trump sobre Homan durante uma entrevista ao jornalista Will Cain, da Fox News. “E eles se reuniram com o governador, o prefeito, e mais pessoas, e temos a intenção de desescalar um pouco”, acrescentou o presidente.
Reações das Empresas e Incidente Anterior
No domingo, várias dezenas de grandes empresas em Minnesota emitiram um comunicado pedindo por uma “desescalada imediata das tensões” no estado, após o homicídio de Pretti, que foi o segundo caso em algumas semanas em que agentes federais mataram um cidadão norte-americano em Minneapolis.
A administração Trump enviou um grande número de oficiais do Serviço de Imigração e Fiscalização de Alfândegas (ICE) e outros agentes do Departamento de Segurança Interna à cidade, alegando que há uma fraude generalizada por parte de imigrantes na região.
Investigação da Morte de Alex Pretti
Mais cedo na terça-feira, Trump afirmou a jornalistas que deseja “uma investigação muito honrosa e honesta” sobre o assassinato de Pretti. “Estamos realizando uma grande investigação”, comentou o presidente na Casa Branca. “Quero acompanhar a investigação, vou estar observando isso. Quero vê-la pessoalmente”, enfatizou.
Logo após a fala de Trump, o MS Now, citando três fontes informadas sobre o assunto, relatou que o Departamento de Justiça decidiu não realizar uma investigação sobre os direitos civis relacionada à morte de Pretti. “Em vez disso, duas unidades do Departamento de Segurança Interna farão a investigação de seus oficiais e do homem que eles mataram”, informou o MS Now.
Mudanças na Resposta da Administração
Os comentários de Trump foram os mais recentes em uma série de declarações e ações por parte dele e da Casa Branca que buscaram amenizar os primeiros comentários belicosos de sua administração sobre o homicídio de Pretti no sábado em Minneapolis.
A morte de Pretti ocorreu semanas após um agente do ICE ter fatalmente disparado contra a cidadã norte-americana e mãe de três filhos, Renee Good, que tentava fugir em seu veículo de um agente que a instruía a sair do carro.
Na segunda-feira, Trump comunicou que Homan iria a Minnesota para gerenciar as operações do ICE no local.
Conflitos Internos e Críticas ao Departamento de Segurança Interna
Homan, segundo relatos, teve divergências com a secretária de DHS Kristi Noem, que inicialmente classificou Pretti como um “terrorista doméstico” que pretendia “infundir danos máximos em indivíduos e matar policiais”.
“Tom Homan está agora em Minnesota, se reunindo com o governador [Tim Walz] e com o prefeito [Jacob Frey], creio eu, mais tarde”, disse Trump. “E tenho informações de que tudo está indo muito bem.”, continuou.
Trump conversou por telefone com Walz e Frey na segunda-feira. Ambos são democratas que, ao longo das últimas semanas, criticaram fortemente o aumento da presença de oficiais de imigração em Minneapolis e em outras localidades.
Na segunda-feira, múltiplos veículos de imprensa relataram que Greg Bovino, o comandante da Patrulha de Fronteira, estava se retirando de Minneapolis, onde seus comentários sobre a morte de Pretti e outras questões relacionadas à aplicação da imigração tinham inflamado as tensões.
Bovino havia afirmado que Pretti, que portava uma arma de fogo licenciada durante o confronto com agentes federais, poderia ter a intenção de “massacrar a polícia”.
As alegações de Noem e Bovino foram contrabalançadas por vídeos gravados do tiroteio de Pretti, que mostram o indivíduo já no chão quando parece ser atingido por trás por um agente.
Reações de Trump e a Situação Atual
Durante uma entrevista com Will Cain na terça-feira, Trump foi questionado se a chegada de Homan e a saída de Bovino eram uma forma de “redução de força”. “Não acho que seja uma redução. É um pequeno ajuste”, respondeu Trump.
“Todos que têm um negócio aqui sabem que você faz pequenas mudanças. Você sabe, Bovino é muito bom, mas é um cara um tanto extrovertido”, comentou o presidente. “E em alguns casos, isso é bom. Talvez não tenha sido bom aqui.”
Fonte: www.cnbc.com

