Divulgação de Indicadores de Vendas no Varejo do Canadá
No dia 19 de setembro, às 09h30, o Canadá divulgou os dados referentes aos indicadores de vendas no varejo, tanto em termos mensais quanto anuais, incluindo o núcleo das vendas para os meses de julho e agosto. Os resultados mostraram que o núcleo de vendas no varejo superou as projeções, enquanto as vendas gerais do varejo em julho corresponderam exatamente às expectativas. Em consequência desse desempenho, o índice TSX Composite ETF (TSX:TSX) apresentou uma reação positiva, encerrando a manhã em alta de 0,6%, demonstrando otimismo do mercado em relação ao consumo no país.
Núcleo de Vendas no Varejo
O núcleo de vendas no varejo mensal relativo ao mês de agosto registrou um aumento de 1,0%, após uma queda de 0,8% em julho, superando a projeção de -0,4%. No acumulado anual, houve um avanço de 1,2%, comparado à expectativa de 0,8% e ao resultado anterior de 1,0%. Geralmente, resultados mais robustos nas vendas no varejo contribuem para elevar a percepção de crescimento econômico, o que tende a fortalecer a moeda canadense e pressionar, de maneira leve, a curva de juros em virtude das expectativas de uma possível mudança nas taxas de juros pelo Banco do Canadá.
Vendas no Varejo
As vendas mensais no varejo de julho mantiveram-se em -0,8%, exatamente em linha com as previsões do mercado, após uma alta de 1,6% em junho. Contudo, em agosto, as vendas avançaram 1,0%, revertendo a queda anterior e sinalizando uma recuperação no nível de consumo. A realização de vendas de forma mais expressiva pode levar a revisões na política monetária e agir positivamente sobre as ações relacionadas ao setor de varejo e ao consumo discrecionário na bolsa de valores canadense.
Reação do Mercado
Às 11h00 do dia 19 de setembro, o TSX Composite ETF (TSX:TSX) apresentava alta de 0,6%, enquanto o TSX 60 ETF (TSX:TSX60) também subia 0,6%. A cotação do Dólar Canadense em relação ao Dólar Americano (FX:USDCAD) estava em 1,3800, refletindo a confiança do mercado em relação ao consumo interno. Os anúncios referentes às vendas no varejo foram os principais responsáveis pela volatilidade observada naquela manhã.
Acompanhe todas as divulgações de indicadores econômicos na página dedicada a este tema.