Oportunidade de Investimento em ASML
A UBS identificou uma forte oportunidade de investimento na ASML, uma vez que as ações da empresa se aproximam de um ponto de inflexão significativo em 2027. O analista François-Xavier Bouvignies elevou a classificação da fabricante de equipamentos de chips, com sede na Holanda, de neutra para compra, em parte devido ao seu renovado otimismo em relação ao negócio de litografia da empresa.
Posicionamento da ASML no Mercado
A ASML é a única empresa no mundo que produz máquinas de litografia ultravioleta extrema (EUV), necessárias para a fabricação dos semicondutores mais avançados. De acordo com Bouvignies, a intensidade da litografia — ou seja, o número de exposições necessárias por wafer — deverá aumentar em 2027, devido à produção iminente do nó lógico A14 da TSMC, indicando que a demanda deve ser robusta. A TSMC é o maior cliente da ASML para as suas máquinas EUV.
Análise do Desempenho das Ações
“Após um ano de desempenho abaixo do esperado, com as ações caindo cerca de 20%, acreditamos que a tese de intensidade de litografia em declínio e a pressão proveniente do mercado chinês são bem compreendidas pelo mercado", escreveu Bouvignies em uma nota aos clientes. Ele acrescentou que a ASML está "visualizando um ponto de inflexão em 2027", quando "a intensidade da litografia deverá se recuperar".
Avanços Tecnológicos
O trabalho da ASML no aumento da produção do A14 também impulsionará a adoção de sua tecnologia de Alta NA, que, segundo Bouvignies, contribui para o crescimento de longo prazo das ações da empresa.
Projeções e Expectativas
Wall Street se tornou mais otimista em relação à força contínua da demanda por produtos da ASML, uma vez que as revisões de consenso para lucro por ação (EPS) sobre as ações têm crescido entre 20% e 30% no último ano, observou Bouvignies. “Dada a longa antecedência dos produtos da ASML e seu alto nível de integração nos planos de longo prazo dos clientes, o mercado tende a olhar além de um período relativamente bem previsto de fraqueza em 2026 até 2027, quando esperamos o retorno da ASML como um gerador de qualidade, entregando uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 20% no EPS de 2026 a 2030”, acrescentou.
As ações da ASML apresentaram uma alta de 8,7% neste ano.


