Os ânimos estavam elevados durante um encontro de investidores de varejo na cidade de Nova Iorque na última sexta-feira.
Ao entrar no Independent Investor Summit, em Midtown Manhattan, no dia 12 de setembro, não sabia exatamente o que esperar. A multidão incluía pessoas vestindo desde coletes de fundos de hedge até camisetas de bitcoin que pareciam ser feitas à mão.
O evento foi organizado pelo empreendedor de tecnologia Anthony Pompliano, incluindo entrevistas com algumas das figuras mais proeminentes da comunidade de investidores de varejo, como o gestor de fundos de hedge Eric Jackson e o anfitrião do Discord Chris Camillo.
Ao observar os palestrantes discutirem sobre os mercados com Pompliano, a mensagem ficou clara: este era um encontro dos otimistas, promovido pelos otimistas, e a energia que percorria os corredores sugeria que todos deveriam se unir ao recente rali do mercado.
O Clube dos Otimistas Estava em Peso
Aproximadamente às 10 horas da manhã, os convidados começaram a entrar no auditório e as discussões se iniciaram. Pompliano, sentado atrás de uma mesa no palco, deu início ao evento informando ao público: “O futuro das finanças está sendo impulsionado pelo público varejista.”
Em seguida, Pompliano iniciou uma conversa com o investidor macroeconômico e personalidade da mídia, Jordi Visser.
“Os vídeos do Jordi são a razão pela qual estou aqui. Eu o assisto toda semana”, comentou um jovem trader de varejo enquanto assistíamos à discussão.
Conhecido por sua expertise em tecnologia, Visser discutiu amplamente a indústria, defendendo por que acredita que a inteligência artificial não é uma bolha. Contudo, rapidamente a conversa se desviou para seu e o otimismo compartilhado de Pompliano sobre o mercado mais amplo.
Quando Visser se descreveu como um otimista, Pompliano fez uma brincadeira, comentando que ele é “membro de um clube que não é muito popular neste momento — o clube dos otimistas.”
O tema do otimismo e da contínua confiança em um mercado envolto em incertezas foi reiterado ao longo de todo o evento, que atraiu cerca de 500 participantes.
Pompliano continuou a descrever seu ceticismo em relação a uma possível recessão, com Visser se unindo à ideia de que as recessões podem ser uma coisa do passado.
“Um monte deles só está publicando no X. Nem tenho certeza se ainda têm empregos”, afirmou, referindo-se aos pessimistas que argumentam que dias sombrios estão à frente para o mercado e a economia.
Eric Jackson, o gestor de fundos que se tornou o rosto da ação mais querida dos traders de varejo nos últimos meses, talvez tenha capturado melhor o espírito do momento. Nos meses desde que publicou sua tese otimista sobre a Opendoor Technologies, as ações dispararam mais de 1.800%, mas Jackson afirmou a Pompliano que acredita que esse número pode subir ainda mais.
“Ela tem a oportunidade de se tornar a Carvana do mercado imobiliário residencial”, disse ele. Antes da Opendoor, Jackson ganhou notoriedade por sua previsão positiva correta sobre a Carvana, que subiu consideravelmente nos anos após seu primeiro apoio à ação.
Agora, um exército de investidores da Opendoor, muitos dos quais participaram da conferência usando camisetas em homenagem à ação, está se reunindo em torno de seu próximo alvo.
Enquanto distribuía camisetas da Opendoor na parte de trás do auditório, o pequeno empresário Scott Findlay conversou comigo sobre seu amor pela empresa, elogiando a campanha de Jackson para que o superstar da música pop Drake comprasse ações.
“Usar o Drake é uma ótima maneira de chamar a atenção das massas”, afirmou ele, demonstrando grande entusiasmo. “É uma campanha de marketing de guerrilha, com os pés no chão.”
Jackson não escondeu seu entusiasmo, informando-me após sua entrevista que acredita que a compra de ações da Opendoor por Drake seria um catalisador positivo significativo para a ação.
Mais tarde, Jon Najarian, cofundador da Market Rebellion, demonstrou ainda mais otimismo em relação ao mercado, deixando claro que não estava preocupado com as condições políticas em mudança.
“Eu poderia ganhar dinheiro negociando se houver um republicano, um democrata ou um comunista no cargo”, disse ele, fazendo com que o público explodisse em risadas e aplausos.
À medida que os participantes deixavam o evento conforme o dia se aproximava do fim, era evidente que o otimismo dos palestrantes era contagiante. Vários investidores de varejo que negociavam tanto ações quanto cripto me informaram depois que sua confiança foi reforçada pelo evento.
Ryan O’Connell, chefe de alianças estratégicas na plataforma de investimento alternativa Uncorrelated Alts, disse que achou extremamente útil ouvir diferentes argumentos sobre por que devemos ser otimistas.
“Acredito que trouxe uma perspectiva importante para uma conversa que precisávamos ter”, ressaltou.