Oportunidades de Emprego em Baixa
Níveis de Emprego
As oportunidades de emprego atingiram seu nível mais baixo em mais de quatro anos e meio, à medida que outubro chegava ao fim e o fechamento do governo se arrastava, conforme dados do site de empregos Indeed. O Índice de Anúncios de Emprego da empresa caiu para 101,9 em 24 de outubro, o ponto mais recente para o qual há dados disponíveis. Esse é o menor nível desde o início de fevereiro de 2021 para uma medida que usa fevereiro de 2020 como valor de referência de 100.
Queda Percentual
Esse nível representa uma queda de 0,5% em relação ao início do mês e uma queda de aproximadamente 3,5% desde meados de agosto, que é o último ponto a partir do qual dados do Bureau of Labor Statistics (BLS) estão disponíveis.
Relatório do BLS
Em condições normais, o BLS divulgaria na terça-feira seu relatório mensal sobre Aberturas de Emprego e Rotatividade de Trabalho, uma medida que os oficiais do Federal Reserve monitoram de perto em busca de indícios de folga no mercado de trabalho. Com o fechamento do governo prestes a se tornar o mais longo da história, economistas e formuladores de políticas se veem obrigados a procurar dados alternativos para indicadores que refletem a situação geral do mercado.
Outras Indicadores
O relatório mais recente do JOLTS, referente a agosto, também indicou um declínio contínuo nas vagas de emprego. O BLS informou que o total de vagas de emprego era de 7,23 milhões, aproximadamente o mesmo nível de julho, mas uma queda de 7% em relação a janeiro.
Ofertas Salariais em Queda
O painel de indicadores da Indeed também mostrou uma retração nas ofertas salariais à medida que os anúncios de empregos diminuíram. Os salários oferecidos, conforme avaliado nas postagens da Indeed, aumentaram 2,5% em agosto, uma queda em relação a 3,4% em janeiro.
Preocupações com o Mercado de Trabalho
Um mercado de trabalho em desaceleração gerou preocupações entre os oficiais do Federal Reserve. Na semana passada, o Comitê Federal de Mercado Aberto votou 10-2 para reduzir a taxa de juros de referência em um quarto de ponto percentual, estabelecendo uma faixa alvo de 3,75% a 4%.
Riscos Crescentes
Os oficiais citaram riscos crescentes para o mercado de trabalho como prioridade sobre as preocupações contínuas com a inflação, que permanece quase um ponto percentual acima da meta de 2% do Fed. “A contratação está desacelerando. Vemos isso na Indeed, nos anúncios de emprego”, afirmou a governadora do Fed, Lisa Cook, na segunda-feira. “Estamos analisando uma série de dados em tempo real, e não estamos esperando o relatório de desemprego. Há motivos para preocupação, pois houve um pequeno aumento na taxa de desemprego durante o verão.”
Relatório de Folhas de Pagamento
O relatório sobre folhas de pagamento não agrícolas normalmente seria divulgado na sexta-feira, mas isso também não está acontecendo. Economistas consultados pela Dow Jones esperam que a contagem do BLS tivesse mostrado uma redução de 60.000 empregos em outubro e um aumento na taxa de desemprego para 4,5%.
Fonte: www.cnbc.com
