Vendas de Moradias Usadas nos EUA
As vendas de moradias usadas nos Estados Unidos apresentaram um leve aumento em novembro, apesar da incerteza econômica e das ainda elevadas taxas de hipoteca, que continuam a impactar a demanda por imóveis.
Dados das Vendas
No mês de novembro, as vendas de moradias subiram 0,5%, alcançando uma taxa anual ajustada sazonalmente de 4,13 milhões de unidades. Essa informação foi divulgada pela Associação Nacional de Corretores de Imóveis na última sexta-feira, dia 19. A associação observou que um número menor de vendedores decidiu colocar suas casas à venda.
Economistas consultados pela agência de notícias Reuters esperavam que as revendas de casas aumentassem para uma taxa de 4,15 milhões de unidades. Contudo, as vendas registraram uma queda de 1,0% em comparação ao mesmo mês do ano anterior.
Análise do Mercado
Lawrence Yun, economista-chefe da Associação Nacional de Corretores de Imóveis, afirmou que o crescimento dos estoques de casas está começando a estagnar. Este fenômeno ocorre em um contexto em que a taxa de hipoteca fixa de 30 anos, embora tenha caído significativamente em relação aos altos patamares registrados no início do ano, ainda permanece acima de 6%. Os dados provêm da agência de financiamento hipotecário Freddie Mac.
A ligeira melhora nas taxas hipotecárias está sendo, em parte, ofuscada por um mercado de trabalho mais lento, que apresenta uma taxa de desemprego de 4,6% em novembro. Este índice é o mais alto em mais de quatro anos, além de se observar um crescimento anual mais lento nos salários desde maio de 2021.
Estoque de Moradias
O estoque de casas existentes cresceu 7,5% em relação ao ano anterior, atingindo 1,43 milhão de unidades em novembro, depois de registrar aumentos de dois dígitos nos meses anteriores. Com a taxa de vendas observada em novembro, levaria aproximadamente 4,2 meses para esgotar o estoque atual de imóveis existentes, em comparação com 3,8 meses há um ano.
Preços das Moradias
O preço médio das moradias usadas em novembro subiu 1,2% em relação ao mesmo mês do ano anterior, atingindo o valor de US$ 409.200.
Fonte: www.moneytimes.com.br


